Por g1 — São Paulo


O rascunho que pode indicar o fim do direito ao aborto nos Estados Unidos, vazado pelo site Politico nesta segunda-feira (2), provocou reações pelo país. O portal obteve uma versão, ainda não divulgada oficialmente, de um rascunho do relatório do ministro Samuel Alito. No texto, o juiz afirma que há maioria na Corte para derrubar a antiga decisão, conhecida como Roe versus Wade.

Veja reações de políticos e autoridades nos EUA:

Bernie Sanders, Senador (independente)

O senador Bernie Sanders — Foto: Democratic National Convention / via AP

"O Congresso deve aprovar uma legislação que codifique Roe v. Wade como a lei da terra neste país AGORA. E se não houver 60 votos no Senado para fazê-lo, e não há, devemos acabar com a obstrução para aprová-la. com 50 votos".

Hillary Clinton, ex-secretária de Estados dos EUA

Hillary Clinton — Foto: Getty Images / BBC

"Esta decisão é um ataque direto à dignidade, direitos e vida das mulheres, para não mencionar décadas de leis estabelecidas. Matará e subjugará as mulheres, mesmo que a grande maioria dos americanos pense que o aborto deveria ser legal. Que desgraça total".

Elizabeth Warren, senadora (democrata)

Senadora Elizabeth Warren — Foto: Convenção Nacional Democrata / Pool / Reuters

"Uma Suprema Corte extremista está prestes a derrubar #RoeVWade e impor suas visões impopulares e de extrema direita em todo o país. É hora de os milhões que apoiam a Constituição e o direito ao aborto se levantarem e fazerem suas vozes serem ouvidas. Voltar, nunca."

Ken Paxton, advogado-geral (republicano)

"Espero que a questão do aborto retorne aos Estados. É por isso que liderei uma coalizão de 24 estados em apoio à lei, que os proíbe após 15 semanas. Tudo para garantir que se protejam os nascituros e reze pelo fim do aborto em nossa nação".

Tom Cotton, senador (republicano)

"A Suprema Corte deve chegar ao fundo desse vazamento, usando todas as ferramentas de investigação necessárias. Rezo para que a Corte siga a Constituição e permita que os estados protejam novamente os nascituros. Vida."

Josh Hawley, senador republicano (republicano)

O senador Josh Hawley — Foto: Saul Loeb / Pool / via AP Photo

"A esquerda continua seu ataque à Suprema Corte com uma quebra de sigilo sem precedentes, claramente destinada a intimidar. Os juízes não devem ceder a essa tentativa de corromper o processo. Mantenham-se fortes".

Amy Klobuchar, senador (democrata)

Amy Klobuchar — Foto: Patrick Semansky/AP Photo

"Se nada puder ser feito em Washington, o povo e as mulheres americanas terão que votar e as pessoas que acreditam na escolha terão que votar como nunca votaram antes, porque é a única maneira de podermos mude isso".

Kathy Hochul, governadora de NY (Democrata)

A governadora do estado de Nova York, Kathy Hochul — Foto: Carlo Allegri/Reuters

"Este é um ataque absolutamente vergonhoso ao nosso direito fundamental de escolha, e vamos combatê-lo com tudo o que temos. Deixe-me ser alto e claro: Nova York sempre garantirá seu direito ao aborto. Você tem nossa palavra".

Rick Scott, senador (republicano)

O senador republicano Rick Scott — Foto: Joe Skipper / Reuters

"O processo de deliberação confidencial da Suprema Corte é sagrado e o protege da interferência política. Essa violação mostra que os democratas radicais estão trabalhando ainda mais para intimidar e minar a Corte. Sempre foi o plano deles. Os juízes não podem ser influenciados por esse ataque".

Tim Ryan, candidato ao Senado (democrata)

"Derrubar Roe seria absolutamente errado. Para não mencionar catastrófico para Ohio, onde os republicanos introduziram uma proposta extrema para proibir o aborto antes mesmo que a maioria das mulheres saiba que está grávida. Devemos lutar. Os direitos mais fundamentais dos habitantes de Ohio estão em jogo".

Alexis McGill Johnson, presidente do Grupo de Defesa do Aborto Planejado

"Esta opinião vazada é horrível e sem precedentes, e confirma nossos piores medos. Embora tenhamos visto o que está escrito na parede por décadas, não é menos devastador, e ocorre no momento em que grupos antiaborto revelam seu plano final para proibir o aborto em todo o país. (Nós) continuaremos a lutar como o inferno para proteger o direito de acesso seguro e legal ao aborto".

Centro Nacional do Direito da Mulher

"A linguagem do projeto de parecer que vazou da Suprema Corte é ultrajante, irresponsável e chocante. Qualquer juiz que assine este parecer está alimentando o dano e a violência que acontecerá às pessoas que engravidarem neste país".

União da Liberdade Civil

"Se a Suprema Corte realmente emitir uma opinião majoritária nos moldes do rascunho vazado de autoria do juiz Alito, a mudança nas placas tectônicas dos direitos ao aborto será tão significativa quanto qualquer opinião que a Corte já tenha emitido".

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!