Brasil

Nova sonda será usada na exploração da superfície da Lua

Projeto é do bilionário Jeff Bezos, que também desenvolve foguete para turismo espacial
Jeff Bezos a bordo do foguete New Sphepard, que será usado para turismo espacial Foto: Isaiah Downing / REUTERS/5-4-2017
Jeff Bezos a bordo do foguete New Sphepard, que será usado para turismo espacial Foto: Isaiah Downing / REUTERS/5-4-2017

SEATTLE — A empresa espacial Blue Origin, do bilionário americano Jeff Bezos, está projetando uma grande sonda lunar que pretende fornecer acesso reutilizável à superfície da Lua e a seus recursos.

A sonda faz parte de uma missão mais ampla da empresa, cujo objetivo é permitir um futuro em que milhões de pessoas vivam e trabalhem no espaço.

"O próximo passo lógico neste caminho é um retorno à Lua", disse a Blue Origin em um comunicado. "Para fazer isso, precisamos de acesso reutilizável à superfície lunar e seus recursos".

O primeiro pouso na Lua, segundo a empresa, ocorreria em cerca de cinco anos. A Blue Origin não deu detalhes sobre os trabalhos de projeção e como eles evoluiriam para as missões lunares.

A Blue Origin também está desenvolvendo seu foguete New Shepard para viagens de turismo espacial e um foguete de lançamento de cargas pesadas chamado New Glenn para contratos de lançamento de satélites.

Os veículos de lançamento da Blue enfrentam forte concorrência de outras empresas aeroespaciais, incluindo SpaceX, de Elon Musk, e Virgin Galactic, de Richard Branson.