Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Moraes diz que Justiça Eleitoral tem coragem e vontade para lutar pela democracia

    Declaração foi dada nesta quinta-feira (19) na sessão de celebração dos 90 anos da primeira instalação do Tribunal Superior Eleitoral

    Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes durante evento jurídico
    Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes durante evento jurídico Foto: SUAMY BEYDOUN/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

    Gabriela Coelhoda CNN

    Brasília

    O ministro Alexandre de Moraes, vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral, afirmou que a Justiça Eleitoral nasceu com pouca estrutura, “mas com vontade de lutar pela democracia e coragem de lutar contra um sistema que tentava capturar a vontade soberana do povo”.

    A declaração foi dada nesta quinta-feira (19) na sessão de celebração dos 90 anos da primeira instalação do Tribunal Superior Eleitoral. O presidente Jair Bolsonaro tem feito sucessivos ataques às urnas eletrônicas e colocado em dúvida a transparência das eleições.

    “Esse foi o surgimento da Justiça: vontade de concretizar a democracia e coragem para lutar contra aqueles que não acreditam no estado democrático de direito. Esta mesma vontade democrática e coragem temos hoje. A vontade de democracia e coragem de combater aqueles que são contrários aos ideais republicanos permanece. Queremos cada vez mais garantir celeridade, transparência e segurança que os eleitores brasileiros merecem”, disse.

    O ministro disse também que a história brasileira teve abruptas interrupções na democracia.

    “O Brasil nasceu sob o estado de sítio, com o primeiro presidente. Teve a interrupção democrática com a ditadura. Nem sempre o Brasil pode viver uma democracia e mesmo nos tempos iniciais de República, não era uma democracia como é hoje”, afirmou.

    Moraes lembrou ainda que menos da metade de eleitorado não participava e “existia a cédula para prestar conta ao coronelismo, que implantava sua vontade”.

    Na quarta-feira (18), a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou à Procuradoria-Geral da República (PGR) uma ação na qual o deputado federal Israel Batista (PSB-DF) pede a investigação de Jair Bolsonaro após falas sobre a lisura do processo eleitoral em um evento no Planalto e depois com empresários.

    Fotos – Momentos marcantes da história das eleições