Agenda cultural de 20-05-22

Receba notícias todo dia no seu e-mail.

Assine agora. É grátis.

Acompanhada por um trio de violão e sopros, Mônica Salmaso canta hoje uma seleção de sambas de Wilson Batista em show transmitido pelo Itaú Cultural.

PUBLICIDADE

Já está disponível nas plataformas o álbum Moacir de Todos os Santos (Spotify), último trabalho da Orkestra Rumpilezz sob a batuta de seu fundador, Letieres Leite, que morreu em outubro do ano passado. Caetano Veloso e Raul de Souza são convidados especiais.

A etapa carioca do Festival MITA será transmitida amanhã e no domingo pelo Multishow, tanto na televisão como no YouTube. A programação mescla atrações internacionais, como as bandas Gorillaz e Two Door Cinema Club, e nomes brasileiros de diferentes gerações, de Gilberto Gil a Liniker.

Ainda no sábado, a Sinfônica Heliópolis transmite, direto do Clube Hebraica, um concerto com obras de Villa-Lobos e Ravel, entre outros, sob a regência de Isaac Karabtchevsky.

O músico, ex-ministro da Cultura e agora imortal da Academia Brasileira de Letras, Gilberto Gil, é o convidado do Roda Viva da TV Cultura na próxima segunda. Na pauta estão as comemorações de seus 80 anos em junho, como o lançamento de um disco novo e de um acervo digital realizado com o Google.

Entre os destaques da semana no streaming gratuito do Cinesesc está a exibição do clássico dinamarquês A Palavra, pelo qual Carl Theodor Dreyer ganhou o Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1955.

O Itaú Cultura Play, por sua vez, estreia hoje em seu catálogo a mostra Bom Dia, Professor, com 10 títulos exibidos no Clube do Professor que discutem a realidade brasileira, como Café com Canela, de Ary Rosa e Glenda Nicácio, e Ferrugem, de Aly Muritiba.

Na quinta, o escritor Michel Laub participa do projeto Passaporte Literatura: Em Casa do Instituto Goethe, onde deve comentar livros como Solução de Dois Estados e sua recente passagem pela Alemanha.

No mesmo dia, o romance O Portal, lançado por Natsume Soseki em 1910, será discutido no clube de leitura virtual organizado pela Japan House São Paulo com a revista Quatro Cinco Um.

Para outras dicas de cultura, assine a newsletter da Bravo!.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.