Congressistas vão à Justiça contra Milton Ribeiro

Oposição pede investigação do ministro por áudio dizendo priorizar “amigos do pastor Gilmar” a pedido de Bolsonaro

Ministro da Educação, Milton Ribeiro
Milton Ribeiro pode ser alvo de ações no STF e na PGR
Copyright Sérgio Lima/Poder360 - 29.nov.2021

Congressistas de oposição ao governo federal anunciaram nesta 3ª feira (22.mar.2022) que entrarão com pedidos de investigação contra o ministro Milton Ribeiro (Educação). O motivo é o áudio do chefe da pasta dizendo que vai “priorizar” os “amigos do pastor Gilmar” a pedido do presidente Jair Bolsonaro (PL).

A fala refere-se a Gilmar dos Santos, líder do Ministério Cristo para Todos, uma das igrejas evangélicas da Assembleia de Deus em Goiânia (GO). A declaração foi realizada em uma reunião no MEC com prefeitos, lideranças do FNDE e os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura. O áudio do encontro foi obtido e divulgado pelo jornal Folha de S.Paulo nesta 3ª feira (22.mar.2022).

Ouça abaixo o áudio do ministro (54s):

A Liderança da Minoria na Câmara apresentou uma notícia ao presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, contra o presidente Jair Bolsonaro e o ministro Milton Ribeiro. Eis a íntegra (413 KB).

O documento diz que Milton utiliza o cargo para direcionar a atuação da pasta em prol dos para “contemplar pastores aliados que criaram um gabinete paralelo no ministério”.

“Infelizmente, não é de hoje que o Governo Federal foi transformado num espaço que não há debate do interesse público. O que ocorre é a partilha do orçamento e das ações governamentais entre os amigos do Presidente da República e de seus apoiadores”, declarou a Minoria.

Em nota conjunta, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e os deputados Tabata Amaral (PSB-SP) e Felipe Rigoni (União Brasil-RJ), entraram com representação na PGR (Procuradoria Geral da República). O grupo de congressistas diz que o “ministro da Educação teria permitido tráfico de influência de pastores dentro da pasta”.

“Não podemos tratar como ‘novo normal’ absurdos e/ou cometimento de crimes. Ainda hoje vamos cobrar providências do PGR contra o ministro da Educação, por possível improbidade administrativa, e investigações do MPF sobre o gabinete paralelo da Educação, por tráfico de influência”, declarou Vieira no Twitter.

Em paralelo, o senador Fabiano Contarato (PT-ES) foi um dos primeiros a se manifestar e disse que pedirá ao STF a abertura de um inquérito para apurar as gravíssimas denúncias que pesam contra o ministro”.

O petista disse ainda que “Milton Ribeiro converteu o MEC num balcão de negócios para suas traficâncias rasteiras, negociando favores públicos à luz do dia”.

Os deputados Kim Kataguiri (União Brasil-SP) e Túlio Gadelha (PDT-PE) também foram à Justiça contra as falas do ministro da Educação. Apresentaram requerimentos separados à PGR por possível crime de responsabilidade e improbidade administrativa pelo chefe do MEC.

Segundo o jornal Estado de S. Paulo, Gadelha também protocolou um pedido de convocação do ministro ao Congresso. O deputado quer que Milton Ribeiro dê explicações ao plenário da Câmara sobre o áudio.

autores