Da vingança ao amor, veja momentos em que Daciolo roubou a cena no debate

Luís Adorno

Do UOL, em São Paulo

O candidato do Patriota à Presidência da República, Cabo Daciolo, deixou o monte Céu Aberto, na Baixada Fluminense, na manhã de terça-feira (25), onde estava em um retiro espiritual. No seu primeiro debate após o retorno à campanha, promovido por UOL/Folha de S. Paulo/SBT, o presidenciável voltou a roubar a cena, assim como fez no primeiro encontro entre os candidatos, em agosto na Band.

Em cinco momentos do debate desta quarta-feira (26), Daciolo arrancou risos e amenizou o clima tenso entre os candidatos. Ele fez declaração de amor à mãe, à mulher e todas as mulheres do Brasil, ironizou Ciro Gomes (PDT), fez dobradinha com troca de elogios com Guilherme Boulos (PSOL), tentou ensinar economia a Henrique Meirelles (MDB), que é ex-ministro da Fazenda e ex-presidente do Banco Central, e disse acreditar que vencerá no 1º turno.

"Mulheres no nosso governo vão ser muito bem aproveitadas, sim. Quero aproveitar que estou aqui com a presença da minha mãe, uma pessoa especial, da minha esposa, uma pessoa especial: mãe, eu te amo, varoa, eu te amo. Mulheres brasileiras, amo todas vocês", declarou-se no último bloco do debate. A mulher respondeu, da plateia, fazendo o sinal de um coração com as mãos.

Na sequência, o candidato Guilherme Boulos, que havia questionado o bombeiro sobre suas propostas direcionadas às mulheres, sorriu e afirmou: "Daciolo, a gente já estava com saudade de você aqui no debate". O candidato do Patriota respondeu o oponente com os já conhecidos "amém" e "glória a Deus", frases que acompanham os discursos do presidenciável durante a campanha.

Embalado pelo momento, na sequência, Daciolo profetizou. Disse que será eleito no primeiro turno. "Eu estou profetizando para a nação brasileira: eu vou ser o próximo presidente da República, para a honra e a glória do senhor Jesus, em primeiro turno, com 51% dos votos. Você crê nisso? Sem fé, é impossível agradar a Deus", disse.

Nelson Antoine/UOL

Dizer a todos que juntos somos fortes, que nenhum passo daremos para trás e que Deus está no controle. Mulheres brasileiras, amo vocês. Glória!

Cabo Daciolo durante suas considerações finais

Além do amor e da glória a Deus entoada durante todas suas participações, Daciolo foi irônico quando teve a chance durante o debate. Ele esperou 48 dias para devolver uma provocação feita por Ciro Gomes no debate da Band, em 9 de agosto.

Naquela oportunidade, o ex-governador do Ceará ironizou o adversário ao ser questionado sobre sua suposta participação na fundação do Foro de São Paulo e também na idealização do plano "Ursal", que determinaria uma junção socialista da América Latina. O pedetista disse que "a democracia é uma delícia, mas tem certos custos" ao responder à pergunta.

Nesta quarta-feira, os dois voltaram a se encontrar e Daciolo tratou de devolver a frase ao rival. "A democracia é uma delícia, uma delícia", afirmou o bombeiro antes de criticar o fato de o pedetista, ao se sentir mal, ter ido ao hospital Sírio-Libanês nessa terça-feira (25). "E o povo? Fala bonito, fala lindo, mas não muda nada. Por que o senhor não foi ao hospital público?", questionou.

Houve um outro momento em que o amor foi deixado de lado e a tensão voltou a se expandir pelo estúdio do SBT. Foi quando Daciolo cutucou Meirelles afirmando que o emedebista gastou R$ 43 milhões na campanha, e ele, R$ 700. Meirelles tem 2% das intenções de voto, Daciolo, 0%, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (26).

Meirelles a Daciolo: "Tem de estudar um pouco mais"

Daciolo também tentou falar sobre economia com Meirelles, ex-presidente do Banco Central e ex-ministro da Fazenda. "A democracia é muito boa mesmo. Nós estamos agora diante de uma pergunta de um banqueiro para um soldado do Corpo de Bombeiro", disse ao ser questionado sobre qual seria sua proposta para diminuir a pobreza no Brasil.

O cabo disse a Meirelles, ainda, que o emedebista "pegou dinheiro emprestado do banco público, uma taxa de 18%. O senhor fez é o Brasil ficar endividado. É quatro vezes mais (o candidato citou que a taxa de juro da dívida externa era de 4,5% naquele ano). Foi isso que o senhor fez".

Após ouvir as críticas, Meirelles tratou de corrigir o candidato: "Cabo, se você continuar querendo ser candidato a presidente para as próximas eleições, o senhor vai ter que estudar um pouco mais. Você vai descobrir que nunca fui banqueiro, eu fui bancário. Trabalhei em banco e cheguei a uma posição de presidente do banco por mérito próprio e muito trabalho."

Daciolo diz que será eleito no 1º turno; "você crê?"

Ao falar sobre a pobreza no Brasil, Daciolo exagerou. Disse que o Brasil tem 400 milhões de pessoas na extrema pobreza. O número total de brasileiros, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no entanto, é estimado em 208,8 milhões.

Debate reuniu oito candidatos

Foram ao debate os presidenciáveis Alvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Ciro Gomes (PDT), Fernando Haddad (PT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB) e Marina Silva (Rede).

Embora convidado, Jair Bolsonaro não foi ao debate porque segue internado no hospital Albert Einstein, na capital paulista. No último dia 6, o candidato sofreu um ataque a faca durante agenda de campanha em Juiz de Fora (MG). Ele tem previsão de receber alta na sexta-feira (28) e deve ficar na casa da família no Rio de Janeiro.

O debate promovido por UOL, Folha e SBT é o primeiro de uma série de três que vão ocorrer na reta final da campanha. No domingo (30), o debate será na Record TV. Na quinta-feira (4), na Rede Globo. 

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos