Blog do Camarotti

Por Gerson Camarotti


A nova pesquisa Ibope, divulgada nesta quarta-feira (26), sinaliza um momento de estabilidade na disputa presidencial. Até então, o que se via era um movimento intenso nos índices dos candidatos - o que acenava para mudanças constantes nas eleições.

Nessa rodada, as oscilações negativas de apenas um ponto dos candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) indicam que o eleitor deu uma pausa para reflexão. Tanto que Ciro Gomes, do PDT, Geraldo Alckmin, do PSDB, e Marina Silva, da Rede, também praticamente não se mexem nesta rodada do Ibope.

A interrupção do crescimento de Bolsonaro – já detectada na última pesquisa – e do petista Fernando Haddad indica que a campanha de desconstrução feita pela propaganda do candidato Geraldo Alckmin começa a surtir efeito. Mas ao mesmo tempo, o tucano não se beneficia dos ataques. Está estagnado com 8% das intenções de voto.

A primeira onda da campanha foi o crescimento consistente de Bolsonaro. E ao mesmo tempo, a subida de Marina Silva com a impugnação da candidatura do ex-presidente Lula.

Com a escolha de Haddad como candidato no lugar de Lula, Marina perdeu 10 pontos e o petista teve um crescimento expressivo. Esta foi a segunda onda. Nota-se também a resistência das intenções de Ciro Gomes que aparece com 12% nesta pesquisa.

A estabilidade da eleição também é percebida nos cenários de disputa no segundo turno e nos índices de rejeição. Portanto, nesta reta final de campanha, essa pausa na mudança dos números é um sinal de que uma parcela do eleitorado decidiu pensar mais antes de declarar o seu voto.

— Foto: Arte/G1

— Foto: Editoria de Arte / G1

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1