Por g1 RS


Ranolfo Vieira Júnior, vice-governador do estado, assume o governo do RS em abril — Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

De abril ao fim de 2022, o governador do Rio Grande do Sul será Ranolfo Vieira Júnior, de 55 anos. Ele assume o cargo após a renúncia de Eduardo Leite ao governo do estado anunciada nesta segunda-feira (28). A transferência do cargo deve ocorrer na quinta-feira (31).

"Conhece o governo, conhece o estado. Está por dentro dos projetos, participou de cada passo. É um grande nome para dar continuidade este projeto e é o nome que eu defendo", sustentou Leite.

Nascido em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre, Ranolfo é formado em Direito com especialização em Gestão de Segurança na Sociedade Democrática. É servidor público há 31, mas foi como delegado de polícia, desde 1998, que ganhou projeção.

Ele dirigiu o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) por seis anos. Entre 2011 e 2014, foi chefe de polícia do RS, período em que criou o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Após deixar a chefia de polícia, Ranolfo concorreu a deputado estadual pelo PTB, mas não foi eleito.

Em Canoas, esteve à frente da Secretaria da Segurança Pública e Cidadania do município. Também foi professor da Ulbra e da Academia da Polícia Civil (Acadepol/RS). No período à frente da secretaria municipal ainda finalizou o treinamento e iniciou as atividades de guardas municipais armados.

Em 2018, lançou-se como vice na chapa de Leite, ainda pelo PTB. Após a posse, passou a comandar a Secretaria da Segurança Pública (SSP). Depois de falas de teor homofóbico do então presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, direcionadas a Eduardo Leite, o vice-governador deixou o partido e ingressou no PSDB.

Ranolfo Vieira Júnior — Foto: Felipe Dalla Vale/Governo do RS

Vídeos: Tudo sobre o RS

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!