metropoles.com

Presidente do PSDB tenta convencer Doria a não desistir do Planalto

Bruno Araújo enviou carta a lideranças tucanas “reafirmando” que governador paulista é o candidato da sigla à Presidência da República

atualizado

Compartilhar notícia

Marcelo Montanini/Metrópoles
Doria_Bruno Araujo
1 de 1 Doria_Bruno Araujo - Foto: Marcelo Montanini/Metrópoles

Em um gesto para tentar evitar a desistência de João Doria da disputa ao Palácio do Planalto, o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, enviou uma carta a integrantes do partido “reafirmando” que o governador paulista é o candidato da legenda à Presidência da República neste ano.

O documento foi enviado por Bruno Araújo, no fim da manhã desta quinta-feira (31/3), a integrantes dos diretórios estaduais, a governadores, às bancadas do Senado e da Câmara dos Deputados, a deputados estaduais e à executiva nacional do PSDB.

“As prévias serão respeitadas pelo partido. O governador tem a legenda para disputar a Presidência da República. E não há nem haverá qualquer contestação à legitimidade da sua candidatura pelo partido”, diz o presidente do partido na carta.

Como a coluna noticiou mais cedo, lideranças tucanas já viam o movimento de Doria como uma “jogada” política. O objetivo do governador, diziam, era pressionar a direção do PSDB a garantir que ele será o candidato da sigla ao Planalto – justamente o que Araújo fez com a carta.

Com desempenho pífio nas pesquisas, Doria sofre pressão de lideranças tucanas para desistir da candidatura ao Planalto. Uma ala do partido prefere o nome do governador gaúcho, Eduardo Leite, que havia perdido as prévias do PSDB no fim de novembro de 2021.

Leia a íntegra da carta:

Brasília, 31 de março de 2022

Exmo. Sr. Presidente Marco Vinholi,

Cc
Presidentes e diretórios estaduais do PSDB
Governadores do PSDB
Bancada Câmara dos Deputados
Bancada Senado Federal
Bancada de deputados estaduais
Executiva Nacional

Venho, por meio desta, reafirmar que o candidato a Presidente da República pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) é o Governador do Estado de São Paulo, João Doria, escolhido democraticamente em prévias nacionais realizadas em novembro de 2021. As prévias serão respeitadas pelo partido. O governador tem a legenda para disputar a Presidência da República. E não há nem haverá qualquer contestação à legitimidade da sua candidatura pelo partido.

Aproveito a oportunidade para reafirmar o compromisso do PSDB com o processo democrático brasileiro. O PSDB é consciente de seu protagonismo em contribuir com o fim da polarização hoje existente no país.

Carta Bruno Araújo by Manoela Alcântara on Scribd

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?