Por g1


hospital covid brasil — Foto: Reprodução/Fantástico

O novo Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nesta quarta-feira (6), aponta que a incidência nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças e adolescentes mantém ascensão significativa em diversos estados desde o mês de fevereiro. Por outro lado, na população em geral, a análise aponta o menor percentual de casos de SRAG por Covid-19 desde o início da pandemia.

"Nas últimas quatro semanas, (os casos de Covid) corresponderam a 50,7% em resultado laboratorial positivo para vírus respiratório. Ao longo do período mais crítico da doença no país, cerca de 96% dos casos de SRAG com identificação laboratorial eram por Covid", compara a Fiocruz.

De acordo com a Fiocruz, em crianças de 0 a 4 anos, os dados apontam para casos associados ao vírus sincicial respiratório (VSR). Já no grupo de 5 a 11 anos, os números sugerem interrupção de queda nos casos associados ao Sars-CoV-2 (Covid-19) e aumento de casos associados a outros vírus respiratórios no mês de março.

“O estudo mostra, também, uma desaceleração gradual na taxa de queda de casos de SRAG entre a população adulta e entrada em regime de estabilidade. Em contrapartida, a contribuição dos casos associados ao VSR segue crescendo, atingindo 29,7% do total de casos com resultado laboratorial positivo para vírus respiratório entre os casos no mesmo período”, observou o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe.

Os dados são da Semana Epidemiológica (SE) 13, que compreende o período de 27 de março a 2 de abril de 2022, e têm como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até 4 de abril.

Baixa positividade em testes

Outro levantamento sem relação com a Fiocruz também confirma o atual momento de baixa de casos de Covid. Dados do Instituto Todos pela Saúde (ITpS) em parceria com os laboratórios privados DB Molecular, HLAGyn e Dasa indicam que a positividade de testes para SARS-CoV-2 se mantém abaixo de 5% no país. Se consideradas apenas as crianças de até 9 anos, a taxa é menor que 3%.

Média móvel de mortes por Covid no Brasil completa 40 dias em queda

Média móvel de mortes por Covid no Brasil completa 40 dias em queda

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!