Eleições 2022
PUBLICIDADE

Por Jan Niklas — Rio de Janeiro

Vice-presidente nacional do PT, Washington Quaquá recuou do pedido de rompimento do partido com a candidatura de Marcelo Freixo (PSB) ao governo do Rio de Janeiro. O movimento ocorre após o PSB anunciar que irá deixar Alessandro Molon (PSB) sem recursos para a campanha ao Senado.

Quaquá, que liderou a proposta do PT de abandonar a aliança com os pessebistas no estado, agora defende a manutenção do apoio a Freixo, desde que e a chapa petista amplie seu arco de alianças para incluir mais partidos. O foco do dirigente petista é ampliar ao máximo o palanque do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Rio.

Diante da decisão do PSB de não fazer repasses do fundo eleitoral para Molon caso ele decida levar adiante a sua candidatura ao Senado, a executiva nacional do PT optou por adiar para sexta-feira a definição sobre a manutenção da aliança em torno de Marcelo Freixo na eleição para o governo do Rio. O PT exige que o único candidato ao Senado na chapa do pessebista seja o presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), André Ceciliano.

"As últimas divergências ocorridas em relação ao acordo feito e descumprido pelo PSB não podem prejudicar o principal. Por isso encaminho a direção nacional do PT a retirada de meu recurso e solicito que seja dada a orientação para a militância e que mesmo tendo dado o apoio formal do PT à chapa do PSB, que se busque ao máximo ampliar o palanque do presidente Lula, no Estado, ampliando nossa campanha e isolando o Bolsonarismo", diz Quaquá em sua nova proposta que será apresentada à Executiva Nacional no PT.

Ex-prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá encampa o plano de que Lula também se alie à chapa do pré-candidato do PDT, Rodrigo Neves, que tem apoio do prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes (PSD). Ele defende que esta aliança pode ampliar eleitoralmente Lula para o eleitor de centro do estado.

Mais recente Próxima
Mais do Globo

Apostas podem ser feitas até as 19h, em lotéricas credenciadas, na internet ou no app

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 3 milhões neste sábado

Especialistas recomendam acessar informações na sentença ou no acordo trabalhista para descobrir se valor recebido é isento ou tributável

Imposto de Renda 2024: Como declarar ganho com processo trabalhista?

MetSul aponta que a máxima em algumas cidades do país deve alcançar números 'nunca registrados no fim de abril e em maio'

Onda de calor: Brasil terá temperatura 'muito fora do normal' no Sudeste e Centro-Oeste nos próximos dias

Ministro e bilionário aparecem sorrindo em adesivos; caso foi registrado como localização/apreensão de objetos na Delegacia de Louveira

PM apreende maconha com imagens de Alexandre Moraes e Elon Musk no interior de SP

A decisão marca um revés para o caso que abriu caminho para a campanha mundial contra assédio #MeToo

'Nojo', vítima que denunciou Weinstein fala sobre anulação de condenação

Cantor morreu nesta sexta-feira (26) em decorrência de um câncer raro

Velório de Anderson Leonardo, do Molejo, será no domingo (28), no Jardim da Saudade

Questão está sendo analisada no plenário virtual da Corte

Fux pede vista e interrompe julgamento sobre decisão de Zanin que suspendeu desoneração da folha

Queda ocorreu em meio às esperanças de um início de corte de juros pelo Federal Reserve em setembro

Bons dados de inflação no Brasil e no EUA derrubam dólar. Na semana, moeda desvaloriza 1,60%

Empresa também está em discussões com o Google sobre licenciar o chatbot Gemini para seus aparelhos

Apple negocia com OpenAI para ter recursos de IA generativa no iPhone

Ele foi a voz de Magneto, de X Men, e de Hagrid, em Harry Potter

Morre José Santa Cruz, ator e dublador, aos 95 anos