Eleições 2022
PUBLICIDADE

Por Sérgio Roxo e Ivan Martínez-Vargas — São Paulo

Em uma reunião tensa de quase duas horas na noite desta quinta-feira com o ex-governador Márcio França, tesoureiro do PSB, o deputado federal Alessandro Molon manteve a sua intenção de concorrer ao Senado no Rio. O encontro aconteceu na sede do diretório paulista da legenda.

De acordo com interlocutores, na conversa, avaliada como "difícil", Molon avisou que levará a sua candidatura até o fim. Tanto França como o parlamentar saíram sem falar ao fim da reunião.

A executiva nacional do PSB decidiu na quarta-feira que caso insista em concorrer ao Senado, o deputado não receberá recursos do fundo eleitoral. A medida foi a forma encontrada para atender aos apelos do PT e asfixiar a candidatura de Molon.

O PT pressiona para que o PSB abra mão da disputa pelo Senado para manter a aliança com Marcelo Freixo, candidato a governador. Os petistas querem que o candidato ao Senado da chapa seja o presidente da Assembleia Legislativa, André Ceciliano.

Nesta sexta-feira, a executiva do PT vai se reunir novamente para deliberar se mantém a aliança.

— Por uma questão de respeito ao PSB, resolvemos estender o prazo até amanhã, dando oportunidade de a direção do PSB cumprir com o acordo político para nós unificarmos o campo no Rio — afirmou a presidente do PT, Gleisi Hoffmann.

Há uma construção dentro do PT para manter a aliança com Freixo, mesmo com a insistência de Molon. Questionada sobre isso, Gleisi respondeu:

— Sobre isso, vou falar amanhã porque nós temos um debate, mas temos um compromisso e nós quando fazemos um compromisso a gente cumpre o compromisso.

A presidente do PT acredita que a divisão com duas candidaturas ao Senado pode enfraquecer o palanque de Lula no estado.

— Não é possível a gente dividir a disputa para o Senado num palanque tão importante como é o Rio. E com uma oportunidade grande que nós temos, com a candidatura do Freixo, de vencer .

Como Lula já afirmado na semana passada em um vídeo gravado, Gleisi reforçou que o candidato do ex-presidente ao Senado no Rio é Ceciliano.

— Nós vamos ter um candidato ao Senado. O candidato do Lula ao Senado é o André Ceciliano e o candidato ao governo é o Freixo. Para deixar claro, as nossas candidaturas são de André Ceciliano e de Freixo. São os candidatos oficiais do palanque do Lula no Rio de Janeiro.

Gleisi elogiou a decisão do PSB de deixar Molon sem recursos do fundo eleitoral.

— O PSB oficializou na executiva que não vai dar o financiamento eleitoral. Acho que isso já é grave o bastante porque quando tira o financiamento o que o candidato vai fazer? Se virar, vai ser candidato de quem? Dele mesmo? Acho que teve um passo importante e resolvermos estender esse prazo para sexta-feira. Acho que vamos resolver em bons termos.

Mais recente Próxima
Mais do Globo

Contratado no início do ano, goleiro de 28 anos voltou a atuar após quase três meses. Segundo o treinador, a escolha foi uma opção tática

Artur Jorge justifica John titular no gol do Botafogo e Gatito no banco: 'Era a pessoa indicada'

Marcelo Rebelo de Sousa chamou ex e atual primeiro-ministro de lentos, disse que rompeu com o filho devido ao caso das gêmeas brasileiras e criticou inércia política do governo

Polêmico, presidente rouba atenção dos 50 anos do 25 de Abril em Portugal

Camisa 9 deixou a partida contra o Universitario com apenas nove minutos de jogo, sentido dores na coxa direita, e passará por exames para saber gravidade do problema

Tiquinho vira dúvida para próximos jogos e Botafogo precisa lidar com escassez de centroavantes

Até então desconhecidos em território nacional, Chico da Costa e Bruno Sávio foram os autores dos gols do time boliviano; rubro-negro pode cair para a terceira colocação

Análise: Como os dois brasileiros do Bolívar derrubaram a invencibilidade do Flamengo de Tite em confronto da Libertadores

Jovem, de 21 anos, sofreu uma reação alérgica e segue internada

Mulher fica em estado grave após beber café com insetos em aeroporto  na Espanha

Treinador mandou uma escalação diferente da usual e explicou a utilização de um esquema com três zagueiros

Flamengo: Após primeira derrota, Tite explica escolha por time alternativo na altitude: 'Responsabilidade é minha'

Tarifa de 25% estipulada sobre o aço ignora o efeito positivo que abertura comercial tem sobre economia

Protecionismo incentiva inflação e dificulta aumento de produtividade

A nova geração de programas municipais fomentou um aspecto inovador: a utilização de moedas locais para desembolsar os benefícios

As eleições e o debate sobre os  programas de renda básica

A falta de acesso à tecnologia é o que mais tem influenciado a persistência da pobreza rural

A alface transgênica é urgente para o Brasil

Técnicas estéticas 'diferentonas' conquistaram famosos por resultados antienvelhecimento

Sêmen de salmão, fezes de rouxinol e lifting de vampiro: os segredos da pele de Carlinhos Maia, Victoria Beckham, Anitta e outros famosos