Melhor carta da democracia, diz Bolsonaro com Constituição na mão

Presidente criticou Lula por ter assinado a carta pró-democracia elaborada pela Faculdade de Direito da USP

Bolsonaro
"Alguém discorda que isso aqui é a melhor carta da democracia?", questionou Bolsonaro durante sua live semanal
Copyright Reprodução/YouTube @jbolsonaro - 11.ago.2022

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta 5ª feira (11.ago.2022) que a Constituição é a “melhor carta da democracia” durante sua live semanal no YouTube.

“Alguém discorda que isso aqui é a melhor carta da democracia? Alguém tem dúvida? Acha que outro pedaço de papel substitui isso daqui?”, disse Bolsonaro enquanto segurava a Constituição Federal em suas mãos.

Assista (3min41s):

A fala do chefe do Executivo é em referência à carta em favor da democracia organizado pela Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo), lido nesta manhã no largo de São Francisco, em São Paulo.

A carta, assinada por artistas, banqueiros, ministros e empresários, critica o que considera “ataques infundados e desacompanhados de provas” que questionam “o Estado Democrático de Direito” e a lisura do processo eleitoral. O documento não cita Bolsonaro diretamente. Leia a íntegra da carta organizada pela Faculdade de Direito da USP (1 MB).

O presidente criticou ainda o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sua mulher, Janja da Silva, por também terem assinado o texto. Além de Janja e Lula, o candidato a vice da chapa do petista, Geraldo Alckmin (PSB), também inseriu a sua assinatura.

“Já que o símbolo máximo do PT assinou a carta, juntamente com a sua jovem mulher, eu pergunto: o PT assinou a carta de 88? O PT assinou a Constituição de 88?”, questionou.

À época, o partido votou contra a Constituição apresentada, mas assinou a versão final do documento, depois da promulgação. Lula já justificou a sigla não ter assinado a carta porque o PT queria algo “mais radical”.

Bolsonaro citou ainda a “Carta ao povo brasileiro”, assinada por Lula quando ainda era candidato à Presidência, em 2002. “Foi uma ‘Carta à corrupção brasileira’, foi o que o PT fez quando assumiu”, afirmou.

Relembrou ainda que Lula já falou diversas vezes em regular os meios de comunicação –seja os tradicionais, seja a internet. Ele também voltou a dizer que os artistas que assinaram a carta queriam a volta da Lei Rouanet, enquanto a CUT (Central Única dos Trabalhadores) quer a volta do imposto sindical –extinto durante o governo de Michel Temer (MDB).

O presidente usou a carta pró-democracia para criticar também governadores e prefeitos por terem decretado lockdowns durante a pandemia, que, de acordo com Bolsonaro, foram medidas “drásticas e proibitivas” muito mais “danosas” do que um estado de sítio.

Depois da live, Bolsonaro publicou em sua conta oficial do Instagram uma foto em que segura a Constituição.

“O Brasil já tem sua carta pela democracia: a Constituição. Essa é a única carta que importa na garantia do estado democrático de direito, mas foi justamente ela que foi atacada pelos que agora promovem um texto paralelo que, para efeitos legais, vale menos que papel higiênico”, diz a publicação.

autores