Por g1


Equipes reforçam buscas por indigenista brasileiro e jornalista inglês desparecidos na Amazônia

Equipes reforçam buscas por indigenista brasileiro e jornalista inglês desparecidos na Amazônia

ue estão desaparecidos na Amazônia desde o domingo (5).

"Bruno Araújo e Dom Phillips já estão há mais de 48 horas desaparecidos e é urgente que o governo brasileiro mobilize todos os esforços necessários para encontrá-los. Caso contrário, estará dando um sinal claro de que nada fará para reverter o atual contexto de insegurança disseminado pela política de “vale-tudo” que se estabeleceu na Amazônia", afirmou em nota o Greenpeace.

O porta-voz de Amazônia do Greenpeace Brasil, Danicley de Aguiar, afirma que o desaparecimento de Dom Phillips e Bruno Pereira faz parte do retrocesso ambiental que o governo Bolsonaro tem promovido com empenho nas áreas protegidas e contra ativistas ambientais.

“O silenciamento de ativistas, lideranças sociais e jornalistas é a ponta de uma política de extermínio a serviço da economia da destruição que consome floresta e viola os direitos humanos na Amazônia", disse Aguiar em nota.

O WWF-Brasil expressou "profunda preocupação com o desaparecimento. "É necessária uma apuração rígida que se torne uma referência no combate à impunidade na região, dominada pelo crime", disse o WWF-Brasil.

"Embora agora a Polícia Federal e a Marinha do Brasil estejam apurando o caso e o Ministério Público Federal (MPF) tenha acionado a Força Nacional e a Polícia Civil para participarem de buscas, o governo brasileiro demorou muito a agir, em um contexto no qual uma ação rápida é absolutamente imprescindível", afirmou o WWF.

Já a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura manifestou apreensão e "profunda preocupação" com o desaparecimento da dupla. "A região amazônica tem suscitado cada vez mais preocupação nacional e internacional pela crescente ação do crime organizado e da violência contra populações tradicionais e indígenas", afirmou a Coalizão.

"Reforçamos os diversos pedidos da sociedade por uma ação imediata do Estado brasileiro, para que sejam alocados todos os equipamentos e o efetivo necessários das forças de segurança pública e das Forças Armadas, para ampliação das buscas e das investigações, com vistas à solução definitiva do caso. (...) É imperativo que o governo brasileiro tome todas as medidas necessárias para que não haja dúvidas sobre o interesse do país em encontrá-los e em solucionar o ocorrido", disse a Coalizão.

Cronologia: indigenista e jornalista britânico estão desaparecidos desde o dia 5

Cronologia: indigenista e jornalista britânico estão desaparecidos desde o dia 5

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!