Eleições 2018 em Roraima

Por Inaê Brandão , G1 RR — Boa Vista


Jucá não se reelegeu senador após três mandados — Foto: Bernardo Caram / G1

O presidente nacional do MDB, Romero Jucá, não se reelegeu senador por Roraima neste domingo (7), após três mandatos consecutivos. Os eleitos foram Chico Rodrigues (DEM) e Mecias de Jesus (PRB).

O senador oscilou entre a terceira e quarta colocação nas pesquisas Ibope divulgadas pela Rede Amazônica Roraima e pelo G1 até sexta (5).

Jucá ocupou o cargo de senador por Roraima durante 24 anos e foi líder de quatro presidentes da república. Ele recebeu 434 votos a menos que o segundo colocado, Mecias de Jesus.

Histórico

Jucá começou a carreira política no governo do estado de Pernambuco e, em 1986, presidiu a Fundação Nacional do Índio (Funai).

Governou o recém-criado estado de Roraima entre 1988 e 1990 por nomeação do presidente José Sarney e se elegeu senador pelo estado em 1994, 2002 e 2010.

Foi líder do governo no Senado designado pelos presidentes Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

Investigações

O senador é investigado em 12 inquéritos. Dos processos, sete são no âmbito da Operação Lava Jato, um na Operação Zelotes, um de Belo Monte, um da Transpetro, além de outros dois.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1