Manifestantes pró-palestinos invadem a Universidade de Columbia

Pelo menos 200 estudantes invadiram e ocuparam na madrugada desta terça-feira um dos principais prédios da Universidade de Columbia, nos EUA, em um protesto contra o apoio do governo americano a Israel na invasão da Faixa de Gaza. Horas antes, a instituição havia anunciado que suspenderia alunos envolvidos em acampamentos no campus a favor dos palestinos. As universidades americanas se tornaram um dos principais focos de conflito entre grupos pró-palestinos e pró-Israel, com estudantes judeus processando a direção de Columbia por “não garantir um ambiente seguro”, enquanto a Casa Branca exige “medidas disciplinares” contra os manifestantes. (CNN)

Focus: Mercado mantém estáveis expectativas para inflação, PIB e Selic em 2024

Após algumas semanas de alta, o mercado financeiro manteve estáveis as expectativas para inflação, PIB e Selic em 2024. Segundo o Boletim Focus, divulgado nesta terça-feira pelo Banco Central (BC), a estimativa para o IPCA para este ano ficou nos mesmo 3,73% da semana passada, enquanto a previsão para a inflação de 2025 permaneceu em 3,60%. Para o crescimento da economia, a mediana das projeções de 2024 ficou em 2,02%. A projeção para 2025 continuou em 2,0% pela 20ª semana seguida. Já em relação à taxa básica de juros este ano, o Focus manteve a estimativa de uma taxa de 9,50% e a previsão para 2025 permaneceu em 9,0%. (Meio)

Com média de vacinação em baixa, governo não consegue cumprir meta

Antes um orgulho do sistema público de saúde brasileiro, a vacinação está em baixa. A média nacional de imunização, que ficou acima de 70% entre 2001 e 2015, caiu para 59,9% em 2016, e, apesar dos investimentos de bilhões do atual governo, a meta de imunizar 95% do público alvo parece cada dia mais distante. Por trás desse fenômeno há dois fatores. Primeiro, a própria eficiência do sistema, que erradicou ou fez caírem a níveis mínimos doenças antes comuns e criou na população uma falsa sensação de segurança. Segundo, a disseminação nos últimos anos de informações falsas sobre riscos e efeitos colaterais das vacinas – um fenômeno visto também em outros países. O resultado é o aumento de casos de doenças que pareciam relegadas ao passado. (UOL)

Elon Musk demite funcionários seniores da Tesla para reduzir custos

Depois de demitir 10% da força de trabalho global da Tesla, Elon Musk está cortando mais funcionários em sua empresa de carros elétricos. De acordo com o The Information, o bilionário está “diminuindo sua equipe de gerenciamento sênior e demitindo centenas de funcionários”. Entre os dispensados estão Rebecca Tinucci, diretora sênior do grupo Supercharger da Tesla e Daniel Ho, chefe de novos produtos. “Precisamos ser absolutamente rigorosos em relação ao número de funcionários e à redução de custos”, escreveu Elon Musk em e-mail enviado a executivos seniores. As demissões acontecem logo após a viagem do bilionário à China, segundo maior mercado da Tesla. (The Information)

Lira barra debate sobre novo projeto contra fake news

Após enterrar o projeto de lei que combatia as fake news, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), empurra com a barriga a criação, prometida por ele mesmo no dia 9, de uma comissão para discutir um novo texto, apesar das pressões do governo. Lira afirmou que a versão anterior, relatada pelo deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), teve a votação inviabilizada pela polarização política. Entre os deputados, mesmo os que defendem a regulação, duvidam que o projeto avance durante a campanha eleitoras deste ano. (Folha)

Padilha no fogo cruzado entre Haddad e Pacheco

Ministro das Relações Institucionais tenta uma solução negociada para a desoneração da folha de pagamentos, tema que opõe Fazenda e Congresso e já chegou ao STF. Brasil ultrapassa 4 milhões de casos de dengue, o maior número desde o início da série histórica, em 2000. Rock in Rio vai ter dia exclusivo para artistas brasileiros. Governo dos EUA retoma regras de neutralidade da Internet, que protegem o consumidor e foram revogadas por Donald Trump.

Desoneração: Padilha no fogo cruzado entre Haddad e Pacheco

O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, entrou em campo para tentar conter as rusgas com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), devido à suspensão da desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia e de municípios com população inferior a 142.633 habitantes. Mas o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, não admite recuo. Confira os próximos passos neste episódio.

STJ altera prazo para que vítimas de abuso sexual na infância busquem Justiça

A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por unanimidade, que o prazo de três anos para que vítimas de abuso sexual na infância ou na adolescência busquem reparação judicial deve começar a partir do momento em que se adquire total consciência dos danos do abuso em sua vida. Até então, o prazo de prescrição para ações indenizatórias era contado quando a pessoa completava 18 anos. A resolução do STJ abre precedentes para casos futuros. O relator da matéria, ministro Antonio Carlos Ferreira, observou que uma vítima tem dificuldade para lidar com as consequências psicológicas dos abusos sexuais, podendo levar anos para reconhecer o trauma que sofreu, o que inviabiliza a contagem do prazo a partir da maioridade. Para o magistrado, é “essencial analisar cuidadosamente o contexto específico para determinar o início do lapso prescricional em situações de abuso sexual na infância ou na adolescência”. (Folha)

TSE multa Lula e coligação em R$ 250 mil por impulsionamento contra Bolsonaro

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) multou em R$ 250 mil o presidente Lula e a coligação Brasil da Esperança nas eleições de 2022 por impulsionamento de propaganda eleitoral negativa contra Jair Bolsonaro (PL) na internet. A decisão que considerou procedente a representação feita pela coligação do ex-presidente foi unânime, acompanhando o voto da relatora, ministra Cármen Lúcia. O vídeo chamava Bolsonaro de “incompetente”, “mentiroso” e “desumano. O impulsionamento de propaganda eleitoral negativa contra adversários na internet é vedado pelo TSE. (UOL)

Com quem dá para conversar na direita?

Ontem fui ao cinema assistir Guerra Civil. Vocês já viram? Kirsten Dunst, Wagner Moura. Olha, é um filmaço. Na verdade, ele é completamente diferente do que eu esperava encontrar. A gente não costuma esperar, num blockbuster de Hollywood, um filme que seja tão fiel à teoria política. E tem muito a ver com o tipo de conversa que precismos ter. É um filme violentíssimo, duro de ver às vezes, mas não se enganem. É, o tempo todo, um filme sobre política. E cumpre o papel fundamental de toda história distópica. É um alerta. Um aviso de cuidado. É assim que esse caminho termina.