Eleições 2022
PUBLICIDADE

Por Sérgio Roxo — São Paulo

O texto que servirá de diretriz para a elaboração do programa de governo da chapa formada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) será alterado para incluir a “valorização dos policiais” como um dos pontos da política de segurança pública. A mudança foi acertada em reunião organizada na segunda-feira pelos representantes dos sete partidos que compõem a aliança (PT, PV, PCdoB, PSB, Solidariedade, Rede e PSOL).

Após ser finalizado — o que deve acontecer em uma nova reunião hoje —, o documento ainda passará pelo crivo dos pré-candidatos a presidente e a vice. A expectativa é que o texto seja divulgado na próxima terça-feira em um evento com Lula e Alckmin.

A primeira versão das diretrizes, elaborada pela equipe da Fundação Perseu Abramo, braço teórico do PT, previa “uma segurança pública cidadã para a proteção da vida”. Na nova versão, que incorpora propostas apresentadas pelo PSB e aprovadas pelos demais partidos, fica explícito o gesto aos policiais: “A integração com governos estaduais e municipais, o foco na priorização da vida, no controle de armas, em inteligência policial, em tecnologia de ponta e na valorização profissional dos policiais nortearão nossas ações, que enfrentarão a violência, a corrupção, a lavagem de dinheiro, as movimentações financeiras e a rede de negócios ilegais dos grupos armados organizados.

Carreiras e fiscalização

Um outro tema que deve aparecer é o aprimoramento do Sistema Único de Segurança Pública, com modernização das instituições do setor, das carreiras policiais e dos mecanismos de fiscalização da atividade policial. Também deve haver referência à reformulação dos processos de seleção e à defesa dos direitos humanos dos policiais.

Reportagem do GLOBO mostrou ontem que policiais ligados ao PT estão preocupados com recentes declarações de Lula e com alegadas dificuldades para incluir demandas da classe no programa de governo do partido. O temor era que a falta de diálogo com os agentes empurre as corporações ainda mais para o bolsonarismo. A segurança pública é tópico de um dos 17 núcleos no PT dedicados a temas específicos.

Num evento com mulheres em São Paulo, em 30 de abril, o pré-candidato a presidente do PT afirmou que “Bolsonaro não gosta de gente, gosta é de policial”. No dia seguinte, o petista se desculpou com a categoria.

Na reunião de ontem, também foi acertado que não haverá mais uma menção à “revogação” completa da reforma trabalhista feita no governo Michel Temer, como na versão original das diretrizes. A nova redação seguirá o documento elaborado este ano pela conferência de nove centrais sindicais, o Conclat, que fala em “revogar os marcos regressivos” da legislação trabalhista.

O tema era fruto de divergência entre os partidos. O Solidariedade se colocava contra a revogação, enquanto o PSOL considerava o ponto como central para declarar apoio a Lula.

Liberdade de imprensa

Os demais temas econômicos, como a defesa da revogação do teto de gastos, devem ser discutidos na reunião de hoje. Ontem, houve mudanças nos itens relacionados à questão ambiental. Foi incorporada de forma explícita a defesa da proteção do espaço marítimo brasileiro, a Amazônia Azul.

Segundo Pedro Ivo, representante da Rede, o texto vai prever que a questão ambiental e a sustentabilidade devem nortear todos os aspectos do desenvolvimento do país:

— Houve um avanço importante na questão ambiental.

Ele ainda diz que o item sobre direito de acesso à informação ganhará uma nova redação para que não haja dúvidas sobre o compromisso da candidatura com a liberdade de imprensa.

Mais recente Próxima
Mais do Globo

O filme baseado na obra do jornalista Luiz Antônio Mello reuniu os três

Rock’n’roll: Jorge Roberto Silveira, Axel Grael e Rodrigo Neves

O fim do flagelo da hiperinflação teve início na sala de aula, anos antes. Primeiro, um projeto acadêmico e, a seguir, uma proposta para o país

Apesar de apoiar legislação que busca cortar os laços do aplicativo com a China, presidente dos EUA continua a promover sua campanha na plataforma

Lei que pode banir TikTok abala influenciadores com conteúdo pró-Biden

Em 3 meses, foram registradas 2.354 queixas por rompimento unilateral de contrato. Usuários relatam ficar sem cobertura por decisão das empresas

Alta em cancelamento de planos de saúde coletivos impacta até quem está em tratamento, o que é proibido pela ANS

Estudo propõe que, após mudança, homens e mulheres se aposentem aos 67 anos

Igualar idade de aposentadoria de homens e mulheres pouparia R$ 1,5 tri na Previdência

Empresas recorrem a reajustes para equilibrar o salto no total de despesas assistenciais

Planos de saúde coletivos terão aumento de dois dígitos pelo terceiro ano consecutivo

Polivalentes e fundamentais à sua maneira, ambos lideram os times do rubro-negro e do alvinegro que se enfrentam hoje no Maracanã

'Motorzinhos' no meio de Flamengo e Botafogo, De La Cruz e Marlon Freitas ditam ritmo em clássico deste domingo

‘Mãe + filho = música’

Lucinha e Cláudio Lins fazem show na Sala Nelson Pereira dos Santos

Rainha do pop encerra "Celebration tour" na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, no dia 4 de maio

Madonna: 4 mil pessoas envolvidas, consultoria sobre o clima, 38 geradores e mais; veja como show está sendo montado