Blog do Valdo Cruz

Por Valdo Cruz

Comentarista de política e economia da GloboNews. Cobre os bastidores das duas áreas há 30 anos


Valdo Cruz: Equipe de Bolsonaro se irrita com vazamento de conversa com Biden

Valdo Cruz: Equipe de Bolsonaro se irrita com vazamento de conversa com Biden

O vazamento de informações de bastidores do encontro do presidente Jair Bolsonaro com o presidente norte-americano, Joe Biden, irritou a equipe do brasileiro.

Assessores de Bolsonaro dizem que o presidente não confirma as informações divulgadas e reclamam que conversa reservada deveria ter sido mantida em sigilo.

Segundo assessores do presidente Joe Biden, em informações apuradas pela correspondente da GloboNews Raquel Krahenbuhl e pela agência Bloomberg, Bolsonaro insistiu na conversa com o colega dos Estados Unidos que as eleições no Brasil estão sob ameaça de fraude. O norte-americano afirmou confiar totalmente no sistema eleitoral brasileiro.

Biden diz a Bolsonaro que confia no sistema eleitoral do Brasil

Biden diz a Bolsonaro que confia no sistema eleitoral do Brasil

Durante a conversa entre os dois, realizada durante a Cúpula das Américas na semana passada, Bolsonaro teria ainda pedido a Biden ajuda na sua reeleição, alegando que uma eventual vitória do petista Luiz Inácio Lula da Silva iria prejudicar interesses dos Estados Unidos no Brasil.

Nesta segunda-feira (13), Bolsonaro disse em entrevista que essas informações não passam de especulação e que a conversa entre ele e Joe Biden teve uma etapa totalmente reservada e que do lado dele e do ministro das Relações Exteriores, Carlos França, que participou dos encontros, nada seria divulgado.

Bolsonaro chegou a classificar o encontro com o colega dos Estados Unidos de “fantástico” e que ficou “maravilhado” com a reunião, que teria saído melhor do que ele esperava.

Já na versão divulgada reservadamente por assessores da Casa Branca, o encontro não foi tão amistoso assim e teve momentos de constrangimento, quando Biden não concordou com a tese conspiratória do brasileiro de riscos para as eleições no Brasil neste ano.

Na avaliação de assessores, a equipe de Biden passou informações “distorcidas” da conversa para proteger a imagem do presidente dos Estados Unidos, que na parte pública evitou criar constrangimentos para o presidente Jair Bolsonaro.

O tom da parte pública seguiu o roteiro combinado entre os dois governos, sem que nenhum dos lados criasse uma saia justa durante o evento.

Além de proteger Biden, o objetivo da equipe do presidente americano seria também desgastar a imagem do presidente brasileiro, criticado pelo governo dos Estados Unidos por suas declarações contra as urnas eletrônicas e sua política ambiental.

Na parte pública, Biden não repetiu as críticas que costuma fazer ao que considera erros na área ambiental por parte do governo brasileiro.

VÍDEOS: notícias de política

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!