Ex-presidente da Funai diz que desaparecidos sofreram “emboscada”

Sydney Possuelo avaliou que autoridades demoraram nas buscas pelo jornalista Dom Phillips e indigenista Bruno Pereira

Sydney Possuelo
Ex-presidente da Funai Sydney Possuelo afirmou que declarações de Bolsonaro "dão força ao invasor"
Copyright Reprodução/Twitter - 13.jun.2022

O ex-presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), o indigenista e ativista social Sydney Possuelo, de 82 anos, disse acreditar que o jornalista britânico Dom Phillips e o indigenista brasileiro Bruno Pereira foram vítimas de uma “emboscada”. A declaração foi dada na noite desta 2ª feira (13.jun.2022) ao programa Roda Viva, da TV Cultura.

Para ele, houve demora das autoridades na procura por Phillips e Pereira, desaparecidos desde o dia 5 de junho na região do Vale do Javari (AM). “Me parece que eles demoraram um pouco. As forças que atuam ali fizeram um corpo mole inicial e, depois, na medida em que a questão tomou uma forma nacional e internacional, aí o Estado entrou com um pouco mais de vigor”, disse.

Possuelo afirmou que a atuação do governo Jair Bolsonaro é “favorável” aos invasores de terras indígenas e que isso enfraquece instituições como a Funai: “Ninguém tem mais medo de invadir terra indígena porque se sente resguardado pelo governo federal”.

“Eu penso e, para mim, é muito claro: esses homens são mais afoitos porque eles se sentem, de certa forma, protegidos pela Presidência da República, que, desde o início, tem falado que não ia demarcar a terra indígena. […] Essas manifestações do presidente [Jair Bolsonaro], em várias ocasiões, dão força ao invasor”, declarou.

Segundo Sidney Possuelo, as trocas em cargos estratégicos prejudicam a proteção aos indígenas: “Eu acho que o pouco de eficiência dos órgãos de Estado que havia se perdeu na medida em que as cabeças desses órgãos foram trocadas. Na Polícia Federal, na Funai, e isso se propaga até a ponta”.

Ele disse, ainda, que o governo está “protegendo os bandidos”. Segundo Possuelo, “o Estado tem os elementos necessários para retirar os invasores. Só não o faz porque sua visão é exatamente o contrário. [Bolsonaro] falou desde o início: ‘Não demarco terra indígena. A cavalaria norte-americana foi fantástica porque matou todos, e a brasileira não fez o trabalho direito’. Coisas absurdas ditas por um presidente”.

O indigenista declarou que “nunca houve um governo realmente favorável aos povos indígenas”. Para ele, a demarcação não foi desejo de qualquer governo, mas uma “imposição” da Constituição brasileira.

Possuelo presidiu a Funai de 1991 a 1993. Durante sua gestão, houve uma ampliação na demarcação de terras indígenas.

Leia também:

autores