Brasil
PUBLICIDADE

BRASÍLIA — Os 16 pontos que separam Jair Bolsonaro de Fernando Haddad na pesquisa Datafolha são oceânicos, especialmente em uma eleição polarizada como a atual. Como ficou evidente pelos resultados de primeiro turno de Marina Silva e Geraldo Alckmin, muitos eleitores anteciparam para o domingo passado seu voto útil. Ao sair dar urnas com 46% dos votos, contra 29% de Haddad, Bolsonaro ficou com um pé no Palácio do Planalto. Hoje, começou a mover o outro.

Desde a redemocratização, nenhum candidato a presidente conseguiu vencer o segundo turno após sair atrás no primeiro. A eleição mais estreita de nossa história foi a de 2014, quando Dilma Rousseff sagrou-se vencedora com 51,6% dos votos. Nela, Aécio Neves conseguiu saltar numericamente à frente da petista nas duas primeiras pesquisas Datafolha do segundo turno, empatados na margem de erro, com 51% a 49%.

A virada da petista nas pesquisas ocorreu nos dez dias finais de campanha. Ainda assim, em nenhum momento mais de seis pontos os separaram. Ou seja, no melhor momento da ácida campanha petista de desconstrução do tucano, Dilma conseguiu crescer quatro pontos e o tucano perdeu quatro - é apenas a metade do que Haddad precisa fazer agora.

No primeiro turno, o candidato do PSL conseguiu preservar-se do contraditório, por estar internado no hospital Albert Einstein após ser alvo do atentado em Juiz de Fora. Agora, quando apenas duas forças estão na corrida, será mais arriscado fugir do debate.

Ainda assim, é difícil imaginar um caminho para Haddad derrotar Bolsonaro se o deputado e seu entorno não fizerem grandes bobagens - como alento para o PT, o histórico recente, especialmente do vice Hamilton Mourão, mostra que há chances de isso ocorrer.

Mais recente Próxima Análise: Bolsonaro larga forte para segundo turno mas terá que se expor
Mais do Globo

Segunda edição do evento será do dia 26 ao 28, com entrada franca

Downtown Wine Festival terá vinhos, cervejas, comidinhas, blues e rock

Idosa vive disputa de guarda entre parentes e marido, um motorista com quem vive uma união estável de três anos

Socialite Regina Gonçalves está hospedada em apartamento do irmão há dois meses, diz funcionário do prédio

Tradicional braseiro da Freguesia, que este ano não pôde participar do Comida di Buteco, criou sua própria competição

Salsichão de lagosta ou carne de lata? Você escolhe: bar em Jacarepaguá promove concurso para incluir novo petisco no cardápio

Franquias podem encontrar seu novo franchise quarterback nesta quinta-feira

NFL Draft 2024: saiba quem são os quarterbacks que podem ser escolhidos da primeira rodada

Um relatório obtido pelo GLOBO revela que o oficial responsável pela Reserva de Armamento Bélico (Rumb) alertou que a unidade precisa de mais armas em meio a guerras do tráfico e milícia

Relatório da PM revela sumiço de 15 mil munições de batalhão, que também sofre com falta de fuzis

Isso corresponde a 36 salários mínimos do brasileiro

Hotel Fairmont em Copacabana cobra R$ 50 mil por experiência com Andrea Bocelli