Eleições em Pernambuco

Por Pedro Alves, g1 PE


Raquel Lyra concedeu entrevista coletiva no Recife após ser eleita a primeira governadora de Pernambuco — Foto: Pedro Alves/g1

“Lulas e bolsonaristas votaram com a gente, acreditando na gente. Pernambuco, assim como o Brasil escolheu o seu presidente. Eu quero parabenizar o presidente Lula e dizer que, com ele, já a partir da semana que vem, do ano que vem, vamos buscar os investimentos de que Pernambuco precisa.”

A declaração é da primeira mulher eleita governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, do PSDB. Após vencer Marília Arraes (Solidariedade) no segundo turno, ao receber 3.113.415 votos (58,70% dos votos válidos), Raquel concedeu entrevista coletiva em um hotel em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, na noite deste domingo (30).

Na ocasião, Raquel falou sobre chegar aos “invisíveis” e unir Pernambuco. Como fez durante a campanha, quando adotou um discurso de neutralidade, disse que permaneceria sem revelar o voto para presidente. Afirmou também que pretende procurar Lula (PT), também eleito neste domingo (30).

(Ao publicar esta reportagem, o g1 errou ao afirmar que Raquel Lyra declarou voto em Lula. Na verdade, ela não declarou, e disse que manteria a posição de neutralidade assumida durante a campanha do segundo turno. A informação foi corrigida às 12h03 desta segunda, 31.)

Ela disse que vai procurar Lula para solicitar recursos da União para Pernambuco. "Eu sempre disse que, quem quer que seja eleito, e agora foi eleito o presidente Lula, eleito pelos pernambucanos, pelos brasileiros, vamos buscá-lo para que ele possa fazer os investimentos necessários para a nossa terra. Pernambuco precisa voltar a crescer e há obras e ações estruturadoras que dependem do governo federal, e que a gente vai arregaçar as mangas para arrancar de lá esse recurso", disse.

LEIA TAMBÉM:

Raquel Lyra chegou ao hotel acompanhada da vice-governadora eleita, Priscila Krause (Cidadania), e dos filhos, João, de 12 anos, e Fernando, de 10 anos. Também estavam presentes aliados políticos, como o ex-prefeito de Petrolina e candidato derrotado ao governo Miguel Coelho (União Brasil), além de deputados eleitos e outras lideranças.

Homenagem ao marido e elogio à vice

Raquel Lyra começou o discurso pedindo um minuto de silêncio em homenagem ao marido, Fernando Lucena, que morreu de infarto no dia do primeiro turno das eleições, em 2 de outubro.

“Fernando sonhou comigo todos os meus sonhos. A gente esteve junto desde sempre. Sempre disse que não existia Fernando sem Raquel e Raquel sem Fernando. A gente sonhou juntos poder estar aqui hoje. Meu amor, nego, eu vou fazer tudo aquilo que a gente sonhou junto, cuidar de gente, aonde não chegaram, ir nos invisíveis”, disse.

Por diversas vezes, Raquel Lyra elogiou a vice Priscila Krause. Ela afirmou que fez uma campanha difícil, mas que a companheira de chapa nunca duvidou que “fazer política do jeito certo vale a pena”.

Acompanhada da vice, Priscila Krause, Raquel Lyra falou com os jornalistas em hotel no Recife — Foto: Pedro Alves/g1

“Algo que não nos falta desde o primeiro momento é coragem de unir os diferentes, ir para o chão, mesmo sem ter tanta estrutura, sem tanto tempo de televisão. […] Como disse muito durante essa caminhada, estamos prontas, mas sei também que não estamos sozinhas. Que, para enfrentar esse desafio, vamos precisar de muito mais união. Não enxergar as cores partidárias que, eventualmente, poderiam nos dividir”, declarou Raquel.

A primeira a falar na coletiva de imprensa foi a vice-governadora eleita, Priscila Krause. Ela começou o discurso agradecendo ao povo pernambucano, a Deus e à equipe de campanha, e falou sobre unir Pernambuco para enfrentar os desafios do futuro.

“Pernambuco escolheu a mudança de verdade. Essa mudança de verdade tem nome e sobrenome em Pernambuco e apresentará um futuro muito melhor para o nosso estado. Raquel Lyra, você é a nossa governadora. A gente chegou aqui com muita garra, passando por todos os desafios sem perder a fé um minuto sequer. Em momento algum a gente duvidou”, disse Priscila.

O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, também discursou e afirmou que a vitória de Raquel Lyra foi a maior do partido nestas eleições, em todo o Brasil. Esta foi a primeira vez que o PSDB venceu as eleições em Pernambuco.

“Raquel e Priscila apontam para o futuro. Um futuro de esperança, com diálogo, para devolver aos pernambucanos o orgulho que nós temos”, contou Bruno.

VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!