TIMES

Por Redação do ge — Doha


Após a polêmica entre as seleções europeias e a Fifa sobre a braçadeira da One Love, os jogadores da Alemanha se manifestaram e taparam a boca na foto oficial da seleção registrada pouco antes do vencido pelo Japão, nesta quarta-feira, que marcou a estreia das duas seleções no Catar.

Jogadores alemães protestam contra censura no Catar

Jogadores alemães protestam contra censura no Catar

Havia a expectativa sobre a utilização da braçadeira pelo capitão Manuel Neuer, mas ele entrou com uma faixa escondida por baixo da manga da camisa.

Pouco após o início da partida, a Federação Alemã se pronunciou através de uma nota oficial e confirmou que Neuer não utilizou a braçadeira da One Love, explicando os motivos para a decisão.

- Queríamos usar nossa braçadeira de capitão para nos posicionar sobre os valores que defendemos na seleção da Alemanha: diversidade e respeito mútuo. Junto com outras nações, nós queríamos que nossa voz fosse ouvida.

- Não era sobre fazer uma declaração política - direitos humanos não são negociáveis. Isso deveria ser tomado como certo, mas ainda não é o caso. Por isso essa mensagem é tão importante para nós. Negar a nós a braçadeira é o mesmo que nos negar a voz. Nós defendemos a nossa posição.

Jogadores Alemães protestam antes de jogo contra o Japão — Foto: REUTERS/Molly Darlington

Auxiliar checa braçadeira de Neuer

Inicialmente, a braçadeira utilizada por Neuer não apareceu nas imagens de transmissão, porque estava escondida por baixo da camisa desde o momento da entrada da seleção em campo. Pouco antes de iniciar a partida, contudo, o bandeirinha pediu para verificá-la enquanto Neuer fazia o aquecimento.

Bandeirinha confere braçadeira de Neuer no jogo Alemanha x Japão pela Copa do Mundo 2022 — Foto: INA FASSBENDER / AFP

O goleiro mostrou ao auxiliar, e em seguida o profissional correu para sua posição, iniciando o jogo.

Jogadores da Alemanha tapam a boca antes de jogo contra o Japão — Foto: REUTERS

Entenda a polêmica

Havia uma expectativa de que pelo menos sete seleções europeias utilizassem a braçadeira da One Love - movimento criado no futebol holandês, em defesa dos direitos humanos. Na Copa do Catar, tornou-se símbolo principalmente de manifestação pelos direitos dos trabalhadores migrantes e das pessoas LGBTQIAP+, por conta das leis homofóbicas vigentes no país sede.

Jogadores Alemães protestam antes de jogo contra o Japão — Foto: REUTERS/Molly Darlington

Às vésperas da competição, contudo, a Fifa decidiu que aplicaria também punições esportivas - com cartão amarelo - aos jogadores envolvidos. E a falta de informações sobre como essas sanções funcionariam terminou demovendo as seleções do movimento.

- Observe pouco antes do primeiro jogo de Inglaterra e Holanda, foi quando essa decisão de repente foi comunicada e não tivemos tempo de reagir. E essas associações decidiram em detrimento dos jogadores, tirando a responsabilidade de seus ombros e é por isso que a situação é o que é agora - disse o técnico Hansi Flick na coletiva antes da estreia.

Neuer Alemanha Japão — Foto: Reuters

Mais do ge