Por Márcio Falcão, TV Globo — Brasília


Flávio Dino fala sobre atos de bolsonaristas em Brasília

Flávio Dino fala sobre atos de bolsonaristas em Brasília

O futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, deu uma entrevista coletiva na noite desta segunda-feira (12) para comentar os atos de vândalos bolsonaristas, que depredaram um prédio da Polícia Federal e atearam fogo em veículos em Brasília.

Dino disse que já foram tomadas medidas para responsabilizar os culpados e que esse processo de identificar e punir os vândalos vai prosseguir nos próximos dias.

"Estamos aqui para consignar o fundamental. Em primeiro lugar, as medidas de responsabilização já adotadas -- as que foram adotadas hoje e que vão ser adotadas a partir de amanhã -- vão prosseguir", afirmou Dino.

O futuro ministro da Justiça afirmou que todas as pessoas envolvidas serão responsabilizadas.

"Ninguém, absolutamente ninguém com atos de violência vai fazer cessar a providência de responsabilização. Isso todos podem ficar tranquilos. Com serenidade, com prudência, com tranquilidade, nos termos da lei. Todas as pessoas serão responsabilizadas", continuou Dino.

O secretário de Segurança do Distrito Federal, Júlio Danilo, ao lado de Dino na entrevista, afirmou que o DF não vai tolerar vandalismo e vai punir os culpados.

"A gente não vai tolerar. Aquelas pessoas que venham a ser identificadas serão responsabilizadas. A gente vai trabalhar, esse trabalho de identificar, foram feitas imagens, tem como a gente identificar", declarou o secretário.

A ação dos vândalos bolsonaristas ocorreu no início da noite desta segunda. O grupo jogou pedras contra o prédio da PF, danificou veículos e ateou fogo em ônibus.

A Polícia Militar do Distrito Federal foi chamada e houve confronto. Tiros de borracha e bombas de efeito moral foram lançadas.

O tumulto se espalhou por outras partes da cidade, próximas ao prédio da PF. Os bolsonaristas reclamavam da prisão de um cacique, investigado por atos antidemocráticos e por reunir pessoas para o cometimento de crimes .

Caos não venceu

Ainda durante a entrevista coletiva, Dino lembrou que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, foi diplomado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta segunda. Com isso, Lula está apto para execer a Presidência da República a partir do dia 1º de janeiro.

Dino disse que quem aposta no caos não venceu nem vencerá.

"Não podemos neste momento achar que há vitória de quem quer o caos. Há, infelizmente, pessoas desejando o caos? Há, mas não venceram hoje e não vencerão amanhã", concluiu o futuro ministro.

Bolsonaristas radicais tentam invadir prédio da PF e incendeiam carros e ônibus

Bolsonaristas radicais tentam invadir prédio da PF e incendeiam carros e ônibus

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!