EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Coluna do Estadão

| Por Roseann Kennedy

Roseann Kennedy traz os bastidores da política e da economia, com Eduardo Gayer e Augusto Tenório

Aliados de Lula veem chance de PEC da Transição seguir mesmo após voto de Rosa

Petistas acreditam que a corte deve apenas “modular” o orçamento secreto

PUBLICIDADE

Foto do author Mariana Carneiro
Foto do author Julia Lindner
Foto do author Gustavo Côrtes
Por Mariana Carneiro , Julia Lindner e Gustavo Côrtes

Apesar do voto de Rosa Weber pela ilegalidade do orçamento secreto, petistas dizem acreditar que a PEC da Transição sobreviverá na Câmara. O argumento é que Arthur Lira (PP-AL) já desconfiava que Rosa poderia ser dura em sua decisão, e eles ainda guardam a expectativa de que o veredito final dos demais ministros do Supremo não vá na mesma linha. Nesta quarta (14) à noite, ainda persistia entre deputados da sigla e também entre aliados de Lula na Câmara a ideia de que a Corte deve apenas “modular” o instrumento, estabelecendo critérios, como parte de uma solução de meio-termo. Dessa forma, não haveria motivos para o Centrão implodir – ainda – a PEC da Transição.

Audiência do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva com ministros do STF. 09/11/2022. Foto: Nelson Jr./STF

PUBLICIDADE

REBOTE. No Centrão, aliados de Lira voltaram a falar da possível saída de incluir na PEC da Transição um trecho que coloque as emendas de relator na Constituição. O caminho foi alardeado pelo próprio relator do texto na Câmara, Elmar Nascimento (União-BA), como uma forma de contornar o STF, mas é tortuoso.

CONTA. Mesmo que Elmar faça a alteração, ela teria de ser levada a votação no Senado. Aliados de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) não creem que haja apoio suficiente na Casa para a constitucionalização do orçamento secreto.

CORRIDA. Antes da decisão de Rosa, Lira havia acionado aliados dentro do PP para tentar ao máximo preservar o texto da PEC, tal qual havia chegado do Senado, com o intuito de acelerar a votação e garantir o pagamento das despesas do orçamento secreto deste ano.

PRONTO, FALEI! Oriovisto Guimarães, senador (Podemos-PR)

Publicidade

“A alteração da Lei das Estatais abriu um caminho alternativo ao orçamento secreto. Agora, o governo vai entregar cargos nas empresas para o Centrão.”

CLICK. Jerônimo Rodrigues, governador eleito da Bahia (PT)

O governador eleito da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT-BA) se encontra com o senador Jaques Wagner (PT-BA) e com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto em cerimônia de posse do presidente do TCU, Bruno Dantas. Foto: Reprodução/Instagram

Na posse do presidente do TCU, Bruno Dantas, se encontrou com o senador Jaques Wagner e o presidente do BC, Roberto Campos Neto.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.