Malu Gaspar
PUBLICIDADE
Malu Gaspar

Análises e informações exclusivas sobre política e economia

Informações da coluna

Por Rafael Moraes Moura — Brasília

O empresário bolsonarista Luiz Henrique Crestani, de Santa Catarina, usou seu perfil no Instagram para publicar um vídeo intitulado “Quem é o ladrão”, em que aparece, ao lado de sua esposa, praticando tiro ao alvo – o alvo, no caso, é uma imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Qual que é o ladrão? Estou na dúvida. Vamos ver onde a arma pega”, diz Crestani, aos risos, antes de disparar uma série de tiros com uma espingarda semi-automática.

Na imagem usada para a prática de tiro, aparece a mensagem “Atire no ladrão”. No desenho, Lula está apontando a arma para uma pessoa não identificada.

Após os disparos, Crestani se dirige ao alvo, destruído pelos tiros, e diz para a câmera: “Agora não sei qual que é o ladrão aqui. Pegou tiro em tudo que é lado. O ladrão é o de lá ou de cá? Bota aí nos comentários”.

O empresário apagou o vídeo, mas já era tarde demais – as imagens têm circulado nas redes sociais, reacendendo a discussão sobre violência política e o extremismo de parte da militância bolsonarista

O empresário bolsonarista Luiz Henrique Crestani divulga vídeo nas redes sociais efetuando disparos contra imagem de Lula — Foto: Instagram/Reprodução
O empresário bolsonarista Luiz Henrique Crestani divulga vídeo nas redes sociais efetuando disparos contra imagem de Lula — Foto: Instagram/Reprodução

Em seu perfil no Instagram, que conta com 18,1 mil seguidores, Crestani se apresenta como "empreendedor anormal", patriota e dono do Luke Group, uma empresa que atua nos setores de logística, engenharia, restaurantes – e clubes de tiro.

Ele também usa as redes para declarar apoio a Bolsonaro, criticar o PT (“Partido das Trevas”, escreveu) e dar dicas para jovens empreendedores.

Em nota enviada à equipe da coluna, Crestani disse que não é a "favor da violência e nem de agressões a quem quer que seja" e alegou que retirou o vídeo do ar por entender que ele "possa gerar repercussão para além do que foi concebido".

"Este desenho utilizado na prática de clube de tiro está restrito às atividades internas e não deve ser entendido com qualquer outra conotação, sendo apenas usado em caráter recreativo, sem cunho político", afirmou.

"Deixo também claro que o local onde o vídeo foi gravado é ambiente controlado, com instrutor de tiro presente e que defendo a prática e uso consciente de armas, mas tudo dentro da legalidade", acrescentou.

O Instagram ainda não se manifestou sobre o episódio.

Mais recente Próxima