Lula defende ampliar alianças para além de “escolhas ideológicas”

Petista quer apoio de Ciro Gomes, Simone Tebet e Soraya Thronicke; campanha fez 1ª reunião de coordenação após 1º turno

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu nesta 2ª feira (3.out.2022) os integrantes do núcleo duro de sua campanha
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu nesta 2ª feira (3.out.2022) os integrantes do núcleo duro de sua campanha
Copyright Mariana Haubert/Poder360
enviados especiais a São Paulo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu nesta 2ª feira (3.out.2022) ampliar as alianças para além de “escolhas ideológicas” e abarcar todos que têm voto e representatividade política no país.

No dia seguinte ao resultado do 1º turno, que definiu a disputa direta entre Lula e o presidente Jair Bolsonaro (PL), o petista disse ser importante ressaltar que o chefe do Executivo foi rejeitado por quase 60% dos eleitores.

A campanha pretende explorar esse número para mostrar que Bolsonaro não tem apoio amplo da sociedade.

Lula obteve 57,2 milhões de votos, o equivalente a 48,43% do total de votos válidos. Bolsonaro teve 51 milhões de votos, que representam 43,20% do total de votos válidos.

“Ainda temos que fechar alguns acordos e temos que conversar com todas as pessoas neste país que não votaram conosco neste 1º turno. Agora a escolha não é ideológica, agora vamos conversar com todas as forças políticas que têm voto, que têm representatividade, que têm significância política nesse país para que a gente consiga somar um bloco democrata contra quem não é democrata”, disse.

Assista (2min24s):

De acordo com a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, o partido tentará atrair o apoio dos candidatos derrotados Simone Tebet (MDB), Ciro Gomes (PDT) e Soraya Thronicke (União Brasil), além do PSDB. De acordo com ela, conversas já foram marcadas com Carlos Lupi, presidente do PDT e com o MDB.

“Gostaríamos muito de ter Ciro Gomes na nossa campanha e muito também a Simone Tebet pelo que ela representa pela defesa da democracia”, disse.

A coordenação da campanha de Lula fez sua 1ª reunião depois do resultado nesta 2ª feira, em um hotel de São Paulo. Na 3ª (4.out.2022), os petistas definirão a agenda dos próximos dias.

A ideia é viajar a Estados onde há 2º turno e focar principalmente em São Paulo. Bolsonaro venceu Lula no Estado, com uma diferença de 6,82% dos votos.

Lula disse estar disposto a conversar até mesmo com Rodrigo Garcia (PSDB), que ficou em 3º lugar na disputa pelo governo do Estado, se isso ajudar a eleger Fernando Haddad (PT).

Disse ainda que a campanha no Estado terá de ter foco local, mas também nacional, já que reproduz a polarização entre ele e Bolsonaro.

A campanha petista manterá o discurso de combate à fome e à miséria, mas pretende bater na tecla de que Bolsonaro foi rejeitado por quase 60% da população. Também pretende explorar a ampliação das alianças para mostrar aumento de força política.

Logo depois da reunião de coordenação, Lula deu declaração à imprensa. Disse que o PT é “especialista em ganhar eleições no 2º turno”.

Elencou a discussão climática como uma das pautas que podem opô-lo a Bolsonaro. Também citou o combate ao desemprego e o fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde) como temas que podem ser fortalecidos na campanha.

“Inclusive para mostrar não apenas ao povo brasileiro, mas ao mundo, a importância da gente cuidar da questão ambiental com jeito e com carinho que eles não cuidaram”, disse.

Lula repetiu que a ida ao 2º turno é apenas um “retardamento” do fim das eleições. “Retardamos um pouco e até sou obrigado a agradecer a Deus pela oportunidade de chegar outra vez ao 2º turno”, disse.

Lula destacou que a polarização entre ele e Bolsonaro estava dada desde o início do ano e não arrefeceu durante a campanha.

“Por mais que tentasse achar candidatos, por mais que se inventou candidato, não se conseguiu acabar com a polarização porque ela é real. Ela tem 2 lados”, disse.

De acordo com Lula, um lado defende a democracia e o bem-estar social e o outro é ligado a um “genocida que carrega nas costas a responsabilidade de pelo menos metade das pessoas que morreram na pandemia”.

“A gente, na verdade, vai aproveitar para fazer o debate no 2º turno que não foi possível fazer na 1ª fase da campanha”, disse.

autores