Lauro Jardim
PUBLICIDADE
Lauro Jardim

Informações exclusivas sobre política, economia, negócios, esporte, cultura.

Informações da coluna

Por Naira Trindade — BrasĂ­lia

Partido que elegeu oito deputados federais em 2018, o Novo encolheu este ano atingindo apenas três parlamentares na Câmara. Foram reeleitos Marcel Van Hattem (RS), com 259 mil votos, Gilson Marques (SC), 87,8 mil, e Adriana Ventura (SP), 109 mil.

Apesar do bom desempenho de Romeu Zema em Minas Gerais que se reelegeu governador no primeiro turno, o estado, que elegeu trĂŞs federais em 2018, nĂŁo conseguiu fazer nenhum deputado este ano.

Com isso, o partido não cumpriu a cláusula de desempenho por ter menos de 2% dos votos a deputado federal (11 parlamentares) em todo o Brasil, com o mínimo de 1% dos votos em 9 unidades da federação e, portanto, não entrará no rateio do fundo partidário nem terá tempo de rádio e televisão para propagandas eleitorais nos próximos pleitos.

Tal enxugamento fica explícito no pífio desempenho do presidenciável Luiz Felipe d'Avila, que obteve apenas 559.680 mil votos neste domingo ante os 2.679.744 registrados em 2018 pelo então presidenciável João Amoêdo, que surfava na onda dos outsides na política.

Mais recente PrĂłxima

Inscreva-se na Newsletter: Lauro Jardim