Lira fala em votar regulamentação de pesquisas eleitorais

Presidente da Câmara dos deputados diz que empresas de pesquisas não devem ser usadas para “conduzir o eleitorado”

Presidente da Câmara, Arthur Lira
Lira foi reeleito como deputado por Alagoas e deve chegar forte para a reeleição da presidência da Casa Baixa em 2023
Copyright Sérgio Lima/Poder360 - 7.jul.2022

O presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP-AL) voltou a criticar as pesquisas de intenção de voto nesta 2ª feira (3.out.2022). Em entrevista à GloboNews, o presidente da Câmara dos Deputados afirmou que deseja votar no Congresso a regulamentação das pesquisas eleitorais.

“Nós tínhamos pesquisas que mostravam o Tarcísio 10 pontos atrás e a realidade da eleição mostra o Tarcísio na frente. As votações e expressões da população brasileira deixam claro que as empresas de pesquisa não devem ser usadas para conduzir o eleitorado. Quando a gente tentou votar no código eleitoral, algumas complicações [surgiram] para trazer responsabilidade para essas empresas, [mas] a gente tem que votar no Congresso Nacional”, disse.

Mais cedo, o deputado falou nas redes sociais sobre o resultado eleitoral e afirmou que “ao contrário das pesquisas, os números não erram”.

As urnas aprovaram as pautas de modernização do Brasil e confirmaram que estamos no caminho certo. Ao contrário das pesquisas, os números não erram”, escreveu em seu perfil no Twitter na manhã desta 2ª feira (3.out). “E esta vontade se confirmará ainda mais no 2º turno. Será mais uma festa da democracia!

Antes do pleito, em 22 de setembro, Lira defendeu a implementação de medidas legais para punir os institutos “que erram demasiado ou intencionalmente”.

Na eleição presidencial, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) disputarão o 2º turno das eleições em 30 de outubro de 2022. Ao contrário do que alguns institutos de pesquisa afirmavam, a vantagem do petista sobre o atual chefe do Executivo foi pequena.

Com 99,99% das urnas apuradas até 6h10 desta 2ª feira (3.out), Lula tem 57.257.473 votos –48,43% dos votos válidos (sem considerar brancos, nulos e abstenções). Bolsonaro tem 51.071.106 votos (43,20% dos votos válidos).

autores