Eduardo Bolsonaro diz que buscará apoio para CPI das pesquisas

Deputado disse que vai começar a coletar assinaturas nesta semana; é preciso ter 1/3 do total de deputados

deputado Eduardo Bolsonaro
Eduardo Bolsonaro (foto) disse que vai começar a coletar assinaturas para abrir a CPI das pesquisas nesta semana
Copyright Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), eleito por mais 4 anos, disse que vai começar a coletar assinaturas para criar a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das empresas de pesquisas. Deu a declaração em seu perfil no Twitter, nesta 2ª feira (3.out.2022).

Para criação da comissão, é preciso ter um requerimento assinado por 1/3 do total de deputados. Além de Eduardo, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), voltou a criticar as pesquisas eleitorais e falou em votar regulamentação das empresas.

Na eleição presidencial, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) disputarão o 2º turno das eleições em 30 de outubro de 2022. Ao contrário do que algumas empresas de pesquisas afirmavam, a vantagem do petista sobre o atual chefe do Executivo foi acirrada.

Com 99,99% das urnas apuradas até às 6h10 desta 2ª feira (3.out), Lula recebeu 57.257.473 votos –48,43% dos votos válidos (sem considerar brancos, nulos e abstenções). Bolsonaro teve 51.071.106 (43,20% dos votos válidos).

No último PoderData antes do 1º turno, realizado de 25 a 27 de setembro, Lula apareceu com 48% das intenções de voto contra 38% de Bolsonaro.

No caso do petista, o acerto do PoderData foi completo. Bolsonaro teve 5 pontos percentuais a mais, acima da margem de erro do levantamento, de 1,5 ponto percentual.

A tendência de alta lenta e gradual de Bolsonaro havia sido captada há cerca de 60 dias, antes de outras empresas de pesquisa.

autores