PUBLICIDADE

Morre Sacheen Littlefeather, atriz indígena que fez história no Oscar

Atriz faleceu aos 75 anos na cidade de Novato, no norte da Califórnia, cercada por seus entes queridos

3 out 2022 - 00h38
(atualizado às 09h59)
Compartilhar
Exibir comentários
Sacheen Littlefeather
Sacheen Littlefeather
Foto: Divulgação/NBC

A atriz e ativista Sacheen Littlefeather, que causou furor ao discursar contra a representação indígena de Hollywood no Oscar de 1973, morreu no domingo, 2, aos 75 anos, na cidade de Novato, no norte da Califórnia, cercada por seus entes queridos.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que se reconciliou com Littlefeather em junho e organizou uma celebração em sua homenagem há apenas duas semanas, revelou a notícia em suas mídias sociais durante a noite.

Littlefeather divulgou em 2018 que havia sido diagnosticada com câncer de mama em estágio 4, com metástase.

Em seus últimos meses de vida ela recebeu um pedido formal de desculpas da Academia pela maneira como a tratou em 1973, quando ela subiu ao palco como representante enviado por Marlon Branco para receber o Oscar que ele ganhou pelo trabalho em O Poderoso Chefão (1972).

Na ocasião, Littlefeather leu uma mensagem de Brando na qual criticava, entre outras coisas, os estereótipos nativos americanos perpetuados pela indústria do entretenimento. "Quando vocês nos estereotipam, vocês nos desumanizam", ela apontou, sob uma mistura sonora de vaias e aplausos.

Naquele momento, John Wayne, que estava nos bastidores, precisou ser seguro por seis seguranças para não invadir o palco e comprar briga com a jovem indígena. Ninguém estava preparado para o que aconteceu.

Foi o primeiro discurso político num Oscar - e a única vez que o troféu foi recusado por seu vencedor. A surpresa causou indignação e foi considerado uma brincadeira de mau gosto na época. De fato, durante muito tempo, o feito foi reduzido a uma pegadinha de Marlon Brando. O desdém foi potencializado quando veio à tona que Sacheen Littlefeather era uma atriz.

De fato, Sacheen Littlefeather era uma atriz. Mas uma atriz apache legítima, que atuou em O Julgamento de Billy Jack e A Volta dos Bravos, mas após seu discurso histórico perdeu o registro do sindicato e precisou abandonar a profissão.

Foto: Divulgação/NBC / Pipoca Moderna

Em 2022, a Academia admitiu que o discurso levou Littlefeather a ser "boicotada profissionalmente, pessoalmente atacada, assediada e discriminada pelos últimos 50 anos".

A própria Littlefeather já havia afirmado isso em um documentário curta-metragem intitulado Sacheen, que foi lançado em 2019. No curta, ela disse que até Brando a abandonou após a repercussão negativa. Além disso, a polêmica a colocou na lista negra de Hollywood e, consequentemente, ela não conseguiu mais nenhum trabalho como atriz.

Já envolvida com ativismo político, ela passou então a se dedicar de vez às causas indígenas, mas se voltou à questão da saúde. Formada em saúde holística pela Universidade de Antioch com especialização em medicina nativa americana, ela passou a escrever uma coluna de saúde para o jornal da tribo Kiowa em Oklahoma, deu aulas no programa de medicina tradicional indígena no Hospital St. Mary em Tucson, Arizona, e trabalhou com Madre Teresa para ajudar pacientes com AIDS na área da baía de San Francisco, posteriormente tornando-se membro do conselho fundador do Instituto Indígena-Americano de AIDS de San Francisco.

Littlefeather também continuou seu envolvimento com as artes, fundando uma organização nacional de atores indígenas no início dos anos 1980 e continuando a ser uma defensora da inclusão dos nativos americanos em Hollywood, para que atores brancos não fossem escalados - e pintados de "redface" - em papéis indígenas.

Seu discurso por inclusão e representatividade hoje é considerado um marco histórico, precursor de uma reviravolta completa em Hollywood.

Num reconhecimento tardio, a Academia resolveu lhe pedir desculpas por meio de uma carta assinada por seu presidente, David Rubin, e enviada em junho passado, e convidá-la participar de uma atividade do Museu do Cinema, com direito a uma programação totalmente desenvolvida por ela, que aconteceu em 17 de setembro.

"Em relação ao pedido de desculpas da Academia para mim, nós indígenas somos pessoas muito pacientes - faz apenas 50 anos! Precisamos manter nosso senso de humor sobre isso o tempo todo. É o nosso método de sobrevivência", ela disse, por meio de um comunicado à imprensa.

Duas semanas antes de sua morte, ela participou de um evento da Academia pela segunda vez em sua vida, na comemoração do museu em sua homenagem. Na ocasião, deixou claro que sabia que seu fim era iminente. "Em breve, estarei cruzando para o mundo espiritual", ela comentou.

"Estou aqui para aceitar esse pedido de desculpas, não por mim mesma, mas por todas as nossas nações que também precisam ouvir e merecem este pedido de desculpas. Olhem para o nosso povo. Olhem uns para os outros e tenham orgulho de sermos sobreviventes, todos nós. Por favor, quando eu me for, lembrem-se que, sempre que defenderem sua verdade, vocês manterão minha voz e as vozes de nossas nações e nosso povo vivas", completou, sob aplausos.

Leia abaixo a íntegra do pedido de desculpas da Academia à atriz.

"Cara Sacheen Littlefeather,

Escrevo para você hoje uma carta que devo há muito tempo em nome da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, com humilde reconhecimento de sua experiência no 45º Oscar.

Quando você subiu no palco em 1973 para não aceitar o Oscar em nome de Marlon Brando, mencionando a deturpação e maus-tratos dos nativos americanos pela indústria cinematográfica, você fez uma declaração poderosa que continua a nos lembrar da necessidade de respeito e a importância da dignidade humana.

O abuso que você sofreu por causa dessa declaração foi descabido e injustificado. A carga emocional que você viveu e o custo para sua própria carreira em nossa indústria são irreparáveis. Por muito tempo, a coragem que você demonstrou não foi reconhecida. Por isso, oferecemos nossas mais profundas desculpas e nossa sincera admiração.

Não podemos realizar a missão da Academia de 'inspirar a imaginação e conectar o mundo através do cinema' sem o compromisso de facilitar a mais ampla representação e inclusão que reflita nossa diversificada população global.

Hoje, quase 50 anos depois, e com a orientação da Academy's Indigenous Alliance, estamos firmes em nosso compromisso de garantir que as vozes indígenas - os contadores de histórias originais - sejam contribuintes visíveis e respeitados para a comunidade cinematográfica global. Dedicamo-nos a promover uma indústria mais inclusiva e respeitosa que alavanque um equilíbrio entre arte e ativismo para ser uma força motriz para o progresso.

Esperamos que você receba esta carta com espírito de reconciliação e como reconhecimento de seu papel essencial em nossa jornada como organização. Você está para sempre respeitosamente enraizado em nossa história.

Com calorosas saudações,

David Rubin

Presidente, Academia de Artes e Ciências Cinematográficas".

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Compartilhar
Publicidade
Publicidade