PUBLICIDADE

Elon Musk revela robô humanoide independente com sensores e IA; veja vídeos

Batizado de Optimus, protótipo deve ser vendido por até US$ 20 mil

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O bilionário Elon Musk revelou na sexta-feira passada, 30, um novo robô humanoide construído pela Tesla, a montadora de carros elétricos do executivo. Batizado de Optimus, o androide possui sensores próprios e inteligência artificial (IA) que já são utilizados nos automóveis da marca incrementados com a função de direção autônoma.

No palco da Tesla AI Day 2022, evento anual da companhia dedicado à inteligência artificial, o Optimus se apresentou à plateia e se movimentou pelo palco da conferência pela primeira vez sem um cordão “umbilical” conectado à energia, diz Musk.

PUBLICIDADE

Segundo a montadora, o robô terá capacidade de performar tarefas sozinho graças aos avanços em reconhecimento de objetos e IA vistos nos automóveis da companhia. Com adaptações ao corpo humanóide (que inclui braços, pernas, mãos com polegares opositores e uma cabeça), o androide consegue levantar caixas ou pegar um regador e aguar plantas de um jardim.

Musk afirma que o principal diferencial do Optimus é ter a capacidade de ser produzido rapidamente aos milhões pelas fábricas da Tesla, enquanto outras companhias rivais de robôs humanoides têm menor escala. Nas estimativas do executivo, o androide deve ser vendido por até US$ 20 mil nos Estados Unidos, mas não há previsões de lançamento ainda, já que se trata de um protótipo.

É uma transformação fundamental na civilização como hoje conhecemos

Elon Musk, presidente executivo da Tesla

“Isso significa um futuro de abundância. Um futuro em que não há pobreza. Você pode ter o que quiser em termos de produtos e serviços”, declarou Musk no palco, empolgado com a novidade. “É uma transformação fundamental na civilização como hoje conhecemos.”

A Tesla afirma que o Optimus possui processador da marca, com conexão Wi-Fi e de celular, bem como recursos de áudio e cibersegurança. A bateria tem capacidade de 2,3 kWh.

Robô humanoide Optimus possui mesma tecnologia de direção autônoma vista em carros da Tesla Foto: Reprodução/Tesla/AFP

A revelação do Optimus acontece um ano após a apresentação do Tesla Bot, quando o protótipo humanoide de Elon Musk viralizou nas redes porque a conferência levou um homem vestido de robô ao palco, e não um robô — como aconteceu neste ano.

Publicidade

“Como vocês sabem, no ano passado era apenas uma pessoa fantasiada de robô”, declarou Musk ontem. / COM WASHINGTON POST

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.