Economia Brasília

Ilan Goldfajn elogia escolha de Roberto Campos Neto para o BC

Atual presidente do BC permanecerá no cargo até que o Senado aprecie o nome do diretor do Santander
O presidente do BC Ilan Goldfajn durante cerimônia em Brasília
Foto: Givaldo Barbosa / Agência O Globo 14-05-2018
O presidente do BC Ilan Goldfajn durante cerimônia em Brasília Foto: Givaldo Barbosa / Agência O Globo 14-05-2018

BRASÍLIA — O atual presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, elogiou a escolha do economista Roberto Campos para sucedê-lo no cargo . Em nota divulgada pela autoridade monetária, nesta quinta-feira, Ilan disse que Campos é um "profissional experiente e reconhecido", conhecedor do sistema financeiro e da economia nacional e internacional. Ele afirmou ainda que - a pedido do novo governo - permanecerá no cargo até que o Senado aprove o nome de campos, nos próximos meses.

No texto, o presidente do BC afirma que recusou o convite do novo governo para permanecer no cargo por motivos pessoais. Ele era o número 1 da lista dos nomes selecionados  para comandar a instituição. Ilan também aproveitou para defender a autonomia do BC, dizendo que vai trabalhar para aprovar o projeto na Câmara dos Deputados ainda este ano.

"A eventual aprovação da lei, com mandatos fixos e intercalados dos membros da sua diretoria (Presidente e Diretores), permitirá um futuro onde as transições do BC e do governo ocorram em momentos distintos, com conhecidos benefícios para a economia", diz a nota.
O presidente do BC afirma também que  tomará providências para garantir "a melhor transição" e que  a atual diretoria colegiada permanecerá à disposição do futuro presidente da instituição.

Leia a nota na íntegra :

“O Presidente do Banco Central do Brasil, Ilan Goldfajn, felicita o governo eleito pela indicação, ao Senado Federal, do economista Roberto Campos Neto para sucedê-lo no cargo. Profissional experiente e reconhecido, com ampla visão sobre o sistema financeiro e a economia nacional e internacional, Roberto Campos Neto conta com seu apoio e sua confiança no futuro trabalho à frente do BC.

Ilan Goldfajn também ressalta as sinalizações recentes sobre política econômica feitas pela futura administração federal e as importantes indicações a cargos públicos na área, que visam o crescimento, com inflação baixa e estável.

O presidente Goldfajn adotará todas as providências para garantir a melhor transição no comando da autoridade monetária e, atendendo a pedido do novo governo, permanecerá no cargo até que o Senado aprecie o nome de Roberto Campos Neto, nos próximos meses.

A atual Diretoria Colegiada, com membros oriundos do setor privado e servidores de carreira, permanecerá à disposição do novo presidente do BC, contribuindo para a continuidade e a normalidade dessa transição.

Ilan Goldfajn também manifesta seu apoio ao projeto de autonomia do BC de autoria da Câmara dos Deputados e continuará trabalhando junto com os parlamentares para aprovar o texto ainda em 2018. A eventual aprovação da lei, com mandatos fixos e intercalados dos membros da sua diretoria (Presidente e Diretores), permitirá um futuro onde as transições do BC e do governo ocorram em momentos distintos, com conhecidos benefícios para a economia.

A atual gestão do BC tem se empenhado na aprovação da lei de autonomia com mandatos de tempo fixos, mas sempre com o intuito de valer para a próxima Diretoria.

Por fim, o presidente Goldfajn informa que seu afastamento do cargo se dá por motivos pessoais e agradece o apoio recebido dos integrantes do próximo governo, a quem deseja pleno sucesso ”.