Cultura
PUBLICIDADE

Por O Globo e agências internacionais

Um estudo dos restos mortais do poeta chileno Pablo Neruda revelou que o Nobel da Literatura foi assassinado e morreu envenenado, segundo afirmou sua família nesta segunda-feira. Apesar de suspeitas sobre as circunstâncias da morte do artista terem sempre existido, a posição oficial era a de que o escritor morreu em decorrência de um câncer.

Oficialmente, Neruda morreu de câncer de próstata aos 69 anos no dia 23 de setembro de 1973, 12 dias depois do golpe militar comandado por Pinochet que derrubou o governo do presidente Salvador Allende, de quem o escritor era próximo. Após o golpe, Neruda começou a planejar deixar o país.

O estudo sobre a morte do poeta será publicado nesta quarta-feira. A informação sobre as conclusões da análise foi divulgada nesta segunda-feira por Rodolfo Reyes, sobrinho do chileno.

O poeta chileno Pablo Neruda, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura — Foto: AP/ Laurent Rebours
O poeta chileno Pablo Neruda, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura — Foto: AP/ Laurent Rebours

Segundo Reyes, teste apontaram a presença da bactéria Clostridium botulinum em grande quantidade no organismo de Neruda, o que seria um indicativo de envenenamento. A bactéria é a mesma que produz a toxina causadora de botulismo e foi descoberta primeiro no dente exumado do escritor em 2017.

— Encontramos a bala que matou Neruda e estava em seu corpo. Quem disparou? Descobriremos em breve, mas não há dúvida de que Neruda foi morto por intervenção direta de terceiros — disse Reyes a agência Efe.

Segundo o sobrinho de Neruda, uma análise feita por pesquisadores da Universidade McMaster, no Canadá, e da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca, determinou que a bactéria não chegou no corpo do poeta após ele ser enterrado.

Há dez anos, um juiz chileno determinou a exumação dos restos mortais do poeta após seu motorista, Manuel Araya, ter revelado que Neruda havia ligado para ele do hospital no qual estava internado. Agitado, o escritor avisou a Araya que havia recebido uma injeção enquanto dormia. Horas depois, Neruda morreu.

Amostras dos restos mortais foram enviadas, então, para serem analisadas em quatro países. O governo chileno já chegou a afirmar, em 2015, acreditar ser provável o envolvimento de terceiros na morte do escritor, em um documento do Ministério do Interior publicado pelo jornal espanhol El País. Dois anos depois, uma equipe de 16 especialistas disse ter 100% de certeza de que Neruda não morreu por conta do câncer.

O atestado de óbito do escritor apontava como causa da morte caquexia, a perda de tecido adiposo e músculo ósseo, em decorrência do câncer que sofria. Especialistas envolvidos chegaram a afirmar que "o atestado não refletia a verdade".

— Não há indicação de caquexia. Ele era um homem obeso no momento da morte. Todas as outras circunstâncias em sua última fase de vida apontavam para algum tipo de infecção. — disse Niels Morling, da Universidade de Copenhagen, em 2017.

Na época, os cientistas já haviam apontado para a descoberta de uma bactéria no corpo do poeta, mas sem mencionar seu nome. Havia a possibilidade que a ela tivesse sido cultivada em laboratório e estudos seriam conduzidos para determinar como o organismo chegou aos restos mortais de Neruda.

Mais recente Próxima Por que a aquisição de ações da SM pela HYBE é tão impactante para o K-pop?
Mais do Globo

Aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre, ficará fechado pelo menos até o fim do mês

FAB deve abrir bases aéreas de Canoas e Santa Maria, no RS, para voos comerciais

Os sócios não podem, por exemplo, usar o celular na sala de ginástica

Comodoro de clube na Lagoa, no Rio, impõe uma série de proibições

Chileno tem contrato até dezembro e pode sair antes da hora para gerar economia alta

Após saída de Ramón Díaz, Vasco 'frita' Medel, que brigou com joia da base e desrespeitou dirigente, e costura adeus

Venha curtir os clássicos da MPB no Blue Note Rio! Assinantes têm 30% de desconto na compra de até dois ingressos

Joanna - Grandes Clássicos Da MPB no Blue Note Rio: assinante O GLOBO tem 30% de desconto

Saídas de barco acontecerão entre junho e agosto; confira detalhes do projeto e como participar

Ingressos para observação de baleias em Niterói já estão à venda

Fotografias foram registradas pelo satélite Sentinel 2, que integra o Programa Espacial da União Europeia

Imagens de satélite mostram cheia histórica dos rios do Rio Grande do Sul; veja antes e depois

Operação Khalifa prendeu supostos agiotas da facção criminosa, que chegaram a movimentar mais de 20 milhões de reais com empréstimos

Preso em operação contra PCC estava a caminho do Rio Grande do Sul para ajudar vítimas, diz PM

Na sexta-feira, o diretório da federação lançou Dani Portela como pré-candidata; em seguida, a Rede Sustentabilidade emitiu nota afirmando não reconhecer a decisão

Dedo de João Campos X machismo: Túlio Gadêlha trava embate com deputada do PSOL por prefeitura de Recife

Mais de 40 pessoas afetadas sofrem de uma série de doenças graves, incluindo diversas formas de câncer, disse o Ministério da Saúde do enclave

Bloqueio da passagem de Rafah por Israel deixa pacientes doentes de Gaza sem acesso a tratamento hospitalar no Egito

O primeiro lote foi impresso na China e chegou ao país há alguns dias; o Banco Central começou a distribuí-lo aos bancos e caixas eletrônicos

Nota de 10 mil pesos começa a circular hoje na Argentina