Economia
PUBLICIDADE

Por Manoel Ventura — Brasília

O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou nesta segunda-feira que ainda não há data para a apresentação do novo conjunto de regras para controle dos gastos públicos, o chamado arcabouço fiscal. Ele garante, porém, que o ambiente no Congresso para a aprovação da proposta é positivo.

A previsão inicial era de que a regra fiscal fosse apresentada após a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da China à China. Com o cancelamento da visita, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deve focar na articulação do novo arcabouço. Lula e Haddad devem discutir o tema nesta semana, segundo Padilha.

— O presidente ainda vai definir esse cronograma com o ministro Fernando Haddad, que lidera o debate do marco fiscal. Certamente durante a semana esse tema vai ser tratado no ambiente interno no governo — disse Padilha.

O arcabouço fiscal irá substituir o teto de gastos, que trava as despesas federais à inflação do ano anterior e hoje é o principal marco para as contas públicas federais.

Clima positivo para aprovação da proposta

Para Padilha, o Congresso vai votar o assunto rapidamente:

— A expectativa é de um ambiente muito positivo no Congresso Nacional. Tenho conversado diretamente com os líderes da base e da oposição, com o presidente Rodrigo Pacheco (do Senado), com o presidente Arthur Lira (da Câmara). É um clima muito positivo para, chegando a regra fiscal no Congresso Nacional, possa ser debatida com muita qualidade e celeridade — disse.

O ministro disse ainda que Haddad vai dar retorno a Lula, nesta semana, das conversas que teve com lideranças sobre o assunto. Na sexta-feira, Haddad afirmou que a parte técnica do novo arcabouço fiscal está pronta, e a palavra final sobre a âncora para as contas públicas será de Lula.

Mais recente Próxima Vindo do mercado, indicado de Haddad para diretoria do Banco Central vira dúvida
Mais do Globo

Opções vão de tortas com brownie e cookie a caixinhas de ovinhos artesanais

Rota do chocolate de Páscoa na Zona Norte: veja opções criativas e para todos os bolsos

Uma das canções, chamada de "Amor", foi composta quando a artista tinha apenas 10 anos

Filha de Bibi Ferreira encontra 28 partituras inéditas da atriz

A capacidade da IA em analisar imagens com alta tecnologia faz de especialidades como patologia e radiologia terrenos férteis

IA na oncologia, presente e futuro

Evento na Cidade do Samba definiu o dia das apresentações das 12 agremiações; folia será dividida em três noites novamente

Liesa sorteia ordem dos desfiles do Grupo Especial no carnaval 2026; confira

Estudo mostra que homens preferem lábios naturais

Lábios carnudos ou naturais? Como homens e mulheres preferem? Resposta pode ser diferente do que se espera

Acompanhamento mostra que menor número na balança é alcançado após 22 meses de tratamento e que, no ano seguinte, maioria dos usuários recupera quilos, porém menos de 5% do peso inicial

Mounjaro: novo estudo mostra quando o paciente atinge o menor peso, e se recupera depois de 3 anos

Ricardo Cappelli foi interventor na segurança pública de Brasília no auge da invasão

Interventor narra as tensas negociações com as Forças Armadas em livro sobre 8 de janeiro