Economia
PUBLICIDADE

Por Manoel Ventura — Brasília

O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou nesta segunda-feira que ainda não há data para a apresentação do novo conjunto de regras para controle dos gastos públicos, o chamado arcabouço fiscal. Ele garante, porém, que o ambiente no Congresso para a aprovação da proposta é positivo.

A previsão inicial era de que a regra fiscal fosse apresentada após a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da China à China. Com o cancelamento da visita, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deve focar na articulação do novo arcabouço. Lula e Haddad devem discutir o tema nesta semana, segundo Padilha.

— O presidente ainda vai definir esse cronograma com o ministro Fernando Haddad, que lidera o debate do marco fiscal. Certamente durante a semana esse tema vai ser tratado no ambiente interno no governo — disse Padilha.

O arcabouço fiscal irá substituir o teto de gastos, que trava as despesas federais à inflação do ano anterior e hoje é o principal marco para as contas públicas federais.

Clima positivo para aprovação da proposta

Para Padilha, o Congresso vai votar o assunto rapidamente:

— A expectativa é de um ambiente muito positivo no Congresso Nacional. Tenho conversado diretamente com os líderes da base e da oposição, com o presidente Rodrigo Pacheco (do Senado), com o presidente Arthur Lira (da Câmara). É um clima muito positivo para, chegando a regra fiscal no Congresso Nacional, possa ser debatida com muita qualidade e celeridade — disse.

O ministro disse ainda que Haddad vai dar retorno a Lula, nesta semana, das conversas que teve com lideranças sobre o assunto. Na sexta-feira, Haddad afirmou que a parte técnica do novo arcabouço fiscal está pronta, e a palavra final sobre a âncora para as contas públicas será de Lula.

Mais recente Próxima Vindo do mercado, indicado de Haddad para diretoria do Banco Central vira dúvida
Mais do Globo

Presidente do PL de Angra dos Reis pediu a expulsão de duas deputadas que foram a lançamento de pré-candidato do MDB

Após PL proibir apoio a candidatos de outros partidos, primeiro racha surge no Rio

Ele estava entre os primeiros pilotos que os Estados Unidos estavam treinando para enviar ao espaço em 1961, mas ele foi preterido. No domingo, ele finalmente conseguiu embarcar em um voo da Blue Origin

Conheça Edward Dwight, primeiro homem negro treinado como astronauta que foi ao espaço após 63 anos

Jacob Zuma de 82 anos, não pode ser membro da Assembleia Nacional e não pode se candidatar a eleição, prevista para daqui a nove dias

África do Sul: ex-presidente Jacob Zuma é declarado inelegível e excluído das eleições

Assange enfrenta nos Estados Unidos uma sentença de 175 anos de prisão por publicar desde 2010 mais de 700.000 documentos classificados sobre atividades militares e diplomáticas americanas

Justiça britânica decide hoje se concede último recurso a Julian Assange contra sua extradição para os EUA

Ex-presidente reclama de supostas "acusações" feitas pelo psolista

Bolsonaro cita 'Caso Marielle' para processar Guilherme Boulos

As imagens de 2016, mostram o músico batendo, arrastando e chutando a ex, Casandra Ventura

Rapper Sean Diddy Combs pede desculpas após agressão a ex-namorada: 'imperdoável'

O Ebrahim Raisi, aos 63 anos, morreu após a queda de um dos três helicópteros de seu comboio presidencial, no domingo

Irã anuncia cinco dias de luto pela morte do presidente Raisi