Eventos
Publicidade

Por Rafael Monteiro (colaboração) e Yuri Hildebrand (redação), para o TechTudo

A E3 2023 não vai mais acontecer. A informação foi apurada em primeira mão pelo portal IGN a partir de um documento enviado a funcionários da ESA (Entertainment Software Association), responsável pela realização da E3. Segundo o comunicado, a feira deixará de ser realizada por não conseguir "captar o interesse necessário". A informação depois foi confirmada pelo próprio perfil da feira no Twitter, mas sem grandes detalhes.

Vale lembrar que os principais nomes do mercado gamer mundial ficariam de fora do evento, incluindo as gigantes Nintendo e Microsoft, além de desenvolvedoras como SEGA, Tencent e Ubisoft. A E3 2023 aconteceria entre os dias 13 e 16 de junho em Los Angeles, Estados Unidos, e seria a primeira versão presencial desde 2019, após cancelamentos em 2020 e 2022 (em 2021, o evento aconteceu de forma 100% virtual).

Feira de jogos E3 2023, que já ficaria sem PlayStation, Xbox e Nintendo, teria confirmado o cancelamento, diz site — Foto: Reprodução/E3
Feira de jogos E3 2023, que já ficaria sem PlayStation, Xbox e Nintendo, teria confirmado o cancelamento, diz site — Foto: Reprodução/E3

👉 Quais games você curte jogar online? Comente no Fórum do TechTudo

O e-mail interno da ESA para seus membros citava que enquanto a E3 continuava como um amado evento e marca, a edição de 2023 "simplesmente não atraiu o interesse sustentado necessário para realizá-lo de uma forma que mostrasse o tamanho, a força e o impacto da nossa indústria". Pouco tempo depois, o perfil oficial da E3 no Twitter confirmou o cancelamento do evento tanto na versão presencial quanto virtual, a exemplo do que (não) aconteceu em 2022.

Um comunicado público de Kyle Marsden-Kish, vice-presidente de jogos da ReedPop, empresa que produziria o evento esse ano, confirmou o cancelamento e disse que foi uma decisão difícil por causa de todo o esforço que haviam colocado para fazer o evento acontecer, mas que "tivemos que fazer o que é certo para a indústria". E, de fato, rumores recentes apontavam para fortes ausências, como a da Sony, além das empresas que já haviam cancelado sua participação, casos de Nintendo e Microsoft, entre outras.

Durante a semana, o editor do site Video Games Chronicle, Andy Robinson, mencionou que já estava ouvindo coisas negativas sobre o evento e que não ficaria surpreso se ele fosse cancelado. Um conhecido insider da indústria, Tom Henderson, membro do site Insider Gaming, acredita que o evento esteja encerrando suas atividades permanentemente. O comunicado enviado a membros, no entanto, afirma que a ESA e a ReedPop continuarão a trabalhar juntos em "eventos E3 futuros".

Será o segundo ano seguido sem a realização daquela que já foi a principal feira do mundo dos jogos. Apesar disso, no mesmo período, são aguardados eventos das próprias produtoras e desenvolvedoras, como o State of Play, da PlayStation, Xbox & Bethesda Games Showcase, da Microsoft, e Nintendo Direct, da Nintendo.

Outra expectativa é pelo Summer Game Fest, showcase realizado e apresentado por Geoff Keighley, criador do The Game Awards. Geoff, mais uma vez, se manifestou sobre o insucesso da E3. Agora, diferente do ano passado, o host do TGA lamentou a não-realização do evento e relembrou sua primeira participação. Além disso, destacou a criação do Summer Game Fest a partir da percepção, há quatro anos, de que a feira não estava evoluindo como necessário.

O que é a E3?

A E3, ou Electronic Entertainment Expo, costumava ser a maior feira de jogos do mundo dos games desde sua primeira edição em 1995. O evento reunia as principais novidades da indústria com apresentações de executivos das principais empresas, as maiores revelações de games e consoles do ano e demonstrações jogáveis para a imprensa. Durante a maior parte de sua existência, a feira foi fechada para imprensa e executivos, mas houve edições abertas para o público.

A relação da feira com as empresas de jogos se tornou um pouco conturbada nos últimos anos, mas o ponto que parece ter sido definitivo para sua queda foi a pandemia. A E3 2020 foi a primeira edição cancelada do evento, que migrou para um formato online sem muito sucesso na E3 2021 e teve a edição E3 2022 também cancelada. A E3 2023 seria a primeira a acontecer presencialmente após a pandemia e estava marcada para ser um grande retorno da feira.

Mais recente Próxima CCXP 2023 anuncia preços de ingressos e pacotes; veja valores
Mais do TechTudo