Música

Por g1


Anitta, Florence, Halsey e FKA Twigs reclamam de pressão por virais no TikTok — Foto: Reprodução

Um desabafo de Halsey sobre a pressão de sua gravadora por conteúdo viral no TikTok gerou polêmica e amplificou reclamações parecidas de outros artistas como Anitta, Adele, Florence Welch, Zara Larsson, FKA Twigs e Ed Sheeran.

Como começou?

Halsey fez duas publicações no TikTok no domingo (22) dizendo que gostaria de lançar uma música, mas sua gravadora não deixa a menos que torne sucesso na plataforma chinesa.

"Basicamente, eu tenho uma música que eu amo e eu quero lançar urgentemente. Mas minha gravadora não deixa", escreveu a cantora de "Closer" e "Without me".

"Eu estou nesta indústria há oito anos, eu vendi mais de 165 milhões de discos e minha gravadora está dizendo que eu não posso lançar a menos que eles possam inventar um momento viral no TikTok", continuou.

Halsey — Foto: Reprodução/TikTok/Halsey

"Tudo é marketing. E eles estão basicamente fazendo isso com todos os artistas hoje em dia. Eu só quero lançar música, cara. E eu mereço mais. Estou cansada", disse Halsey.

No segundo vídeo publicado, ela continuou. Com o texto "Eu gostaria de estar brincando", a artista expôs o que seria uma conversa com um homem da gravadora que explica como seria a estratégia do viral. "Eu odeio isso", diz ela no final da gravação com o homem.

Anitta e outros

Após os posts de Halsey, desabafos anteriores e novas reclamações ganharam atenção. Em uma live nesta quarta-feira (25), Anitta falou sobre os seus próprios investimentos na carreira . "A gravadora só me dá dinheiro para investir em alguma coisa depois que está viralizando", ela afirmou.

"Foi o que aconteceu com 'Gata' (faixa do novo álbum), eles queriam fazer algo, estava indo super bem, mas depois decaiu. Só investem depois que dá resultado na internet"

"A gente tem que esperar os resultados. Infelizmente é assim. As gravadoras se ligam muito no TikTok, o que viraliza na internet. E se não tem um sucesso logo de cara, eles dão tchau e f*da-s*"

Anitta em live sobre investimento na própria carreira — Foto: Reprodução

Ao lançar o álbum "30", no fim de 2021, Adele contou que sua equipe queria que ela fizesse um conteúdo mirando no público adolescente do TikTok, mas ela se negou.

"“Se todo mundo faz música para o TikTok, quem faz música para a minha geração? Quem faz a música para meus colegas? Gosto de ter essa missão”, Adele questionou.

FKA Twigs e Halsey fizeram desabafos similares sobre pressão por virais no TikTok — Foto: Reprodução

"É verdade que todas as editoras pedem TikToks e eu fui repreendida hoje por não me esforçar o suficiente", disse FKA Twigs em um vídeo no próprio app.

A cantora do Florence and the Machine escreveu no Instagram que "as gravadoras estão implorando para que eu faça um vídeo 'lo fi (estilo) TikTok', então aí vai". "Por favor, ajudem", ela ironizou, incluindo o emoji de uma caveira no post, antes de cantar a cappella.

Zara Larsson também ironizou ao avisar nas outras redes sociais que ela tinha feito três novas postagens no TikTok. "Os caras que gerenciam a minha carreira estão em algum lugar celebrando com champanhe", ela disse.

Por fim, Ed Sheeran foi outro que expôs essa pressão de maneira sarcástica, em um vídeo em que comia salgadinhos.

"Quando você deveria estar promovendo sua música, mas só quer mesmo comer um salgadinho e decide que comer um salgadinho pode ser uma promoção para uma música já que todo mundo ama salgadinho", ele disse.

Viral antiviral?

Um artigo do site americano Jezebel notou que os vídeos de reclamações dos artistas no TikTok estão viralizando no próprio app. O post em que Halsey reclama da gravadora teve uma audiência muito maior do que a média dos outros vídeos que ela costuma publicar no TikTok.

"Esses astros deveriam ser premiados", disse o site, "por atacarem os executivos enquanto aparentemente conseguem exatamente o que esses executivos queriam", diz o artigo assinado por Gabrielle Bruney.

"Será que esses superstars do pop sabem que essas demonstrações de frustração vão ajudá-los a atingir as métricas que as gravadoras procuram? Isso é quase certo. Como a própria Halsey diz na legenda do seu TikTok no sábado, 'tudo é marketing'", comenta o site.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!