Governo analisa transformar MP do Carf em projeto de lei

Executivo e Congresso negociam incorporar outras medidas provisórias como emendas a outros textos

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que MPs podem ser incorporadas a outros textos
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, em entrevista na Câmara dos Deputados; ele afirmou não haver data definida para o envio do novo teto de gastos
Copyright Reprodução/Redes sociais - 11.abr.2023

O governo analisa transformar a medida provisória sobre retorno do voto de qualidade no Carf (Conselho de Administração de Recursos Fiscais) em projeto de lei. O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou nesta 3ª feira (11.abr.2023) que o governo negocia com o Congresso quais medidas provisórias do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) podem virar emendas a outros textos ou projetos com urgência constitucional.

Estamos avaliando quais podem ser incorporadas por emendas nas MPs que já estão tramitando, dando celeridade para votação. Isso permitindo, inclusive, que a pauta fique mais livre para votação do marco fiscal”, afirmou Padilha em entrevista a jornalistas na Câmara dos Deputados.

O objetivo, segundo o ministro, é encontrar um caminho de tramitação que seja mais rápido para aprovação. A instalação da comissão mista, formada por deputados e senadores, que analisaria a MP do Carf estava marcada para esta 3ª feira (11.abr.2023) às 14h40, mas foi cancelada.

A medida provisória sobre mudanças no Carf (MP 1.160 de 2023) não poderia ser incorporada como emenda em outras propostas, segundo Padilha. A medida reestabelece a regra anterior sobre empates em votações, extinta em 2020. No caso do voto de qualidade, o presidente da turma julgadora, indicado pelo Fisco, tem voto com peso duplo quando há empates.

A do Carf estamos discutindo se instala a comissão mista ou se tramita como PL de urgência, emergência. Ela não pode ser incorporada as outras MPs […] É possível que a do Carf venha a tramitar como PL de urgência”, disse.

A instalação do colegiado, no entanto, esbarra no impasse entre Câmara e Senado em relação às comissões mistas. Os senadores são a favor da retomada dos colegiados, enquanto os deputados reivindicam mais espaço e um prazo fixo de funcionamento.

Padilha afirma que há acordo para instalar as comissões mistas sobre a reorganização da estrutura administrativa do governo e sobre os novos programas retomado pelo Executivo.

Uma das possibilidades analisadas pelo governo, de acordo com Padilha, é incorporar na forma de emendas medidas provisórias sobre temas tributários. “Devemos aproveitar alguns dos conteúdos e emendar MPs que já estão tramitando na Casa. Isso pode permitir, por exemplo, celeridade da votação dos temas tributários, aproveitando a MPs que tratam de temas tributários”, afirmou.

O ministro também declarou que não há previsão para o envio do texto do novo teto de gasto. A previsão anterior era que o texto fosse encaminhado nesta semana. O Ministério da Fazenda projeta uma queda de R$ 360 bilhões nos juros da dívida pública em 2031 com a aprovação do novo marco fiscal.

O ministro [da Fazenda, Fernando] Haddad e a equipe econômica estão se dedicando para a conclusão do texto. Não tem data definida. Ele mesmo falou ontem que não tem uma data definida para encaminhar”, afirmou.

Assista à íntegra da entrevista concedida por Alexandre Padilha (13min6s):

Taxa de juros

Padilha se reuniu nesta 3ª feira com líderes partidários aliados do governo. A nova regra fiscal foi um dos temas debatidos. O governo aposta na medida para a redução da taxa de juros, atualmente em 13,75% ao ano.

O IPCA de hoje mostra mais uma vez que a inflação está desacelerando, reforçando o ambiente positivo para queda de juros no país. Aprovação do novo marco fiscal que é fundamental em relação a isso”, afirmou.

Em março, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) desacelerou para 0,71%.  No acumulado de 12 meses, passou de 5,6% em fevereiro para 4,65% no último mês. Voltou a ficar abaixo de 5% depois de 2 anos.

Nós estamos criando um ambiente do país de retomada de uma segurança econômica, de estabilidade econômica, criando ambiente para uma curva descendente nos juros do Brasil que estão desproporcionais”, disse.

autores