Por Camila Bomfim, GloboNews — Brasília


O ministro da Justiça, Flávio Dino, disse nesta terça-feira (10) que o governo deverá pedir à Justiça a prisão de mais 50 pessoas envolvidas nos atos terroristas de Brasília.

No domingo (8), alguns vândalos bolsonaristas invadiram o Palácio do Planalto e os prédios do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF), quebraram vidraças, destruíram móveis e aparelhos eletrônicos e estragaram obras de arte.

Pouco mais de 200 foram presos em flagrante, no próprio domingo. Na segunda (9) pela manhã, a Polícia Federal deteve 1.200 bolsonaristas que estavam no acampamento golpista em frente ao quartel-general do Exército.

Os presos no acampamento estão sendo identificados e, de acordo com investigações, podem ser liberados ou continuar detidos.

Agora, segundo Dino, a Polícia Federal vai pedir prisões temporárias ou preventivas de pessoas que estavam ligadas aos atos terroristas, mas não foram presas ainda.

"Hoje a Polícia Federal deve pedir mais algumas dezenas, em torno de 50 pedidos de prisão temporária, prisão preventiva, para que nós tenhamos a resposta adequada", afirmou o ministro em entrevista à GloboNews.

Ele informou que os pedidos vão atingir não só autores da quebradeira, mas também organizadores e financiadores dos atos.

"Nós temos as duas situações. Pedidos de prisão que vão se referir a pessoas que estavam presentes destruindo o plenário da Câmara, Senado, Supremo e que nãoo foram presas em flagrante. E temos pedidos relativos a pessoas que não vieram a Brasília, mas participaram do itinerário criminoso. Organizadores, financiadores que já identificamos e que vão levar a pedidos de prisão, busca e apreensão", explicou.

Flávio Dino diz que já identificou financiadores dos atos golpistas em 10 estados

Flávio Dino diz que já identificou financiadores dos atos golpistas em 10 estados

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!