Economia
PUBLICIDADE

Por Manoel Ventura — Brasília

Após o avanço das negociações com governadores e setores econômicos, a Câmara dos Deputados deve votar a Reforma Tributária como primeiro item da pauta desta quinta-feira, de acordo com interlocutores do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).

O plano é que o restante dos projetos econômicos sejam avaliados na sequência, até sexta-feira, quando as votações podem ser remotas.

Assim, o projeto que muda o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), o tribunal da Receita, só seria votado depois da análise da Reforma Tributária. Esse projeto trava a pauta do projeto do arcabouço fiscal, que precisa de uma última chancela dos deputados.

As negociações da Reforma Tributária avançaram, com o relator Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), cedendo em alguns pontos. Isso abriu caminho para ampliar o apoio de parlamentares e de partidos como o Republicanos, legenda do governador paulista Tarcísio de Freitas. Ele decidiu apoiar o texto.

As negociações para o Carf, porém, estão mais truncadas, com deputados cobrando a liberação de emendas e cargos para apoiar o texto - uma das prioridades da agenda do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Com relação à reforma, há uma crítica na Câmara a uma suposta falta de empenho do governo para aprovar o tema, na visão de aliados de aliados de Lira. Embora Haddad esteja participando de reuniões e ajudando na construção técnica da proposta, parlamentares afirmam que o núcleo político do governo não atuou para conquistar votos ou sequer para ajudar na contagem.

No União Brasil, a irritação é pela demora na nomeação do deputado Celso Sabino (União-PA) para o Ministério do Turismo, o que já vem sendo dado como certo mas ainda não foi oficializado.

Após críticas de que o governo estava ausente das negociações para aprovar a reforma tributária, o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, reuniu-se com os líderes do Republicanos, União Brasil, Cidadania e PP. O pedido do governo foi para que a Câmara vote o projeto do Carf antes do recesso.

- Vamos tentar (votar o Carf) depois da tributária - disse o líder do União na Câmara, Elmar Nascimento (BA).

O líder do governo na Câmara, José Guimarães, afirmou que a expectativa é votar a reforma tributária amanhã e, em seguida, o Carf.

Webstories
Mais recente Próxima Fiesp e entidades industriais fazem manifesto a favor da reforma tributária; leia
Mais do Globo

Decisão será examinada pelos demais ministros no plenário virtual; Entidades apresentaram 18 ações contra leis municipais

Moraes, do STF, suspende leis que proíbem uso e ensino de linguagem neutra em cidades de MG e GO

Base Aérea de Canoas estará liberada para operação comercial a partir de quarta-feira

Chuvas no RS: Venda de passagens aéreas para Canoas começa nesta terça, diz governo

Departamento de Estado americano pode ser acionado pela Embaixada se for entendido que a movimentação do associativo do Vasco é uma ameaça ao capital do país

Embaixada dos EUA é acionada para proteger capital da 777 após decisão da Justiça sobre SAF do Vasco

O advogado Márcio Vieira Souto se apresentou na sexta-feira passada para se informar sobre o caso

Defesa da 777 confirma recurso para retomada da SAF do Vasco e discorda de decisão judicial

‘Como não há leis acaba que o Judiciário constrói as regras do país por causa dessa omissão’, afirmou o presidente do Senado, que pretende votar tema ainda neste semestre

Pacheco diz que IA é ‘preocupante’ e reforça necessidade de lei para que tema não seja regulado pelo Judiciário

Vídeo publicado no domingo mostra o passo a passo de como alterar a configuração, que tem abrangência mundial

Bolsonaro orienta seguidores a desativar filtro de tema político no Instagram

Vista como mistura de mistura de Shopee com Shein, empresa vende de móveis, utensílios domésticos de pequeno valor até eletrônicos e roupas

Receita Federal autoriza a Temu, gigante chinesa de comércio eletrônico, a operar no Remessa Conforme e vender para o Brasil

Grupo formado pelos irmãos Liam e Noel Gallagher se separou em 2009

'Não brinquem com meus sentimentos': Oasis faz post enigmático nas redes e fãs especulam sobre volta da banda

Profissional estaria com um pedido para verificar documentos da 777 Partners e cumprir determinação do juiz que tirou controle da empresa

Oficial de Justiça provoca correria e acaba barrado na sede da SAF do Vasco

Número permitido caiu de 6 para 4. Regra também abrange membros do GSI

Exército reduz número de armas que podem ser compradas por policiais e bombeiros