Por g1


Natuza: Tebet não foi avisada sobre troca no IBGE

Natuza: Tebet não foi avisada sobre troca no IBGE

O ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, anunciou nesta quarta-feira (26) Marcio Pochmann como o novo presidente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Segundo apurou a comentarista Natuza Nery, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, não foi avisada sobre o anúncio.

“Só piora a situação. Ainda que o presidente tenha determinado que tivesse que ser Márcio Pochmann, precisa de elegância nesse processo”, avalia.

Segundo Natuza, mesmo que Tebet discorde da decisão, ela deveria ter sido avisada com antecedência e feito o anúncio: “Ela pode discordar, protestar, pode tomar a decisão que ela quiser, mas que ela fizesse esse anúncio”.

Não havia resistência por parte de Tebet, mas estava definido que a ministra “concluísse” algumas etapas da atuação gestão do IBGE, apurou a comentarista.

Marcio Pochmann participa de debate na EPTV — Foto: Erick Júlio / G1 Campinas

O diretor de pesquisa Cimar Azeredo está temporariamente à frente da presidência do órgão. A data da posse ainda não foi definida.

Quem é Pochmann? 📌

Pochmann foi presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) entre 2007 e 2012 e participou da transição do governo após a eleição de Lula.

Presidiu a Fundação Perseu Abramo, foi candidato do PT à Prefeitura de Campinas em 2012 e 2016 e também dirigiu a Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade durante governo de Marta Suplicy (PT), em São Paulo.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!