Política
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Isadora Peron, Valor — Brasília

A Polícia Federal (PF) vai intimar o general Gonçalves Dias, que pediu demissão do cargo de ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) nesta quarta-feira (19), a depor sobre os atentados golpistas de 8 de janeiro.

Segundo uma fonte da cúpula da corporação, a oitiva já estava prevista, mas ganhou outra dimensão após os vídeos divulgados hoje. Eles levantam suspeitas sobre a atuação do general durante a invasão do Palácio do Planalto por bolsonaristas radicais.

Pelos vídeos divulgados pela CNN, o então chefe do GSI, chamado de "GDias", tenta abrir duas portas do gabinete presidencial e depois entra na sala. Alguns minutos depois, ele aparece caminhando pelo mesmo corredor com alguns invasores. As imagens sugerem que ele indica a saída de emergência ao grupo de criminosos.

O envolvimento dos militares nos atentados é alvo de uma investigação no Supremo Tribunal Federal (STF), que tramita em sigilo. A interlocutores, o relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, disse que desconhecia o vídeo divulgado nessa quarta (19).

Na semana passada, a PF começou a ouvir militares envolvidos nos atos antidemocráticos. Ao todo, foram colhidos 81 depoimentos.

Em fevereiro, Moraes decidiu que caberia ao STF julgar militares eventualmente envolvidos nos atos antidemocráticos, que também resultaram na invasão da Corte e do Congresso.

Na ocasião, ele argumentou que esse não era um caso para a Justiça Militar, porque os crimes cometidos estavam todos previstos no Código Penal e a lei não fazia distinção entre investigados civis ou militares.

Mais recente Próxima Gleisi diz que agentes do GSI filmados no Planalto eram ligados a governo Bolsonaro

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Espetáculo encerra a turnê Celebration Tour

Veja fotos do show de Madonna em Copacabana

Algumas marcas que desenvolveram ações para se aproximar dos fãs da popstar e do público de ao menos 1 milhão de pessoas que ela movimenta no Rio

De Itaú a copo Stanley, marcas pegam carona em show de Madonna

Mudança teria o objetivo de “não gerar desequilíbrio com os produtos fabricados no Brasil, que pagam todos os impostos", aponta relatório

Relator inclui revogação de isenção de importações abaixo de US$ 50 em projeto do Mover

Mais de um milhão de pessoas são aguardadas para assistir apresentação da superstar

Copacabana tem ruas fechadas e revista com detector de metais para show de Madonna

Ao longo do dia, o governo estadual chegou a informar que havia 57 mortos, e depois revisou o número

Chuvas: Governo do RS corrige para 55 o número de mortos em temporais

Em coletiva, governador ressaltou que a prioridade no momento são os resgates, mas adiantou que Estado vai necessitar de medidas excepcionais

Leite diz que Rio Grande do Sul precisará de um “plano Marshall” para reconstrução

Ex-presidente seguiu para o encontro do PL Mulher na capital do Amazonas, com a participação de Michelle

Bolsonaro tem alta em hospital de Manaus após atendimento por erisipela