Saúde
PUBLICIDADE

Por Constança Tatsch — São Paulo

A alegação da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro de que postou sem querer, sob efeito de morfina, um vídeo em que contesta o sistema eleitoral, dois dias após os atos golpistas de 8 de janeiro, causou estranhamento entre especialistas. Isso porque a morfina é um medicamento que causa uma diminuição na motilidade gastrointestinal, ou seja, é usada contra diarreia e teria potencial de agravar o quadro de obstrução intestinal de Bolsonaro. Além disso, ela não seria justificativa para um quadro de confusão metal, a não ser em doses muito elevadas.

De acordo com o advogado Paulo Cunha Bueno, que acompanhou o ex-presidente no depoimento, quando fez a postagem, Bolsonaro estava sob efeito de morfina, usada por causa de uma "crise de obstrução intestinal":

— Ele teve uma crise de obstrução intestinal, foi submetido a tratamento com morfina, foi hospitalizado e só recebeu alta na tarde do dia 10. Esta postagem foi feita de forma equivocada. Tanto que pouco depois, duas ou três horas depois, ele foi advertido e imediatamente retirou a postagem.

Para a professora de farmacologia e ex-reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Soraya Smaili, a alegação é “estranha”.

— É uma argumentação ruim porque a morfina causa mais constipação, ao provocar uma diminuição na motilidade gastrointestinal. É muito estranho — explica.

“Os opiáceos continuam sendo agentes eficazes para causar constipação ou tratar a diarreia”, diz o livro “Goodman & Gilman, as bases farmacológicas da terapêutica”, conhecido como a “Bíblia da farmacologia”.

Mesmo que tenha sido essa a opção médica, ela não justificaria um quadro de falta de discernimento:

— Em relação ao sistema nervoso central, a morfina causa principalmente sonolência, uma certa depressão... Agora, confusão mental, só numa concentração muito alta — afirma Smaili.

O principal uso terapêutico da morfina é a dor, também sendo utilizada para sedação e indução ao sono. Em alguns casos específicos, a droga e seus derivados podem servir para tratar tosse, dispineia (falta de ar) e diarreia — graças aos efeitos constipantes.

Mais recente Próxima Intolerância à lactose: metade dos brasileiros tem predisposição genética para a condição

Inscreva-se na Newsletter: Saúde em dia

Mais do Globo

Há programas especiais para quem quer ver o amanhecer, o pôr do sol ou a noite nas quedas d'água de Foz do Iguaçu

Saiba como visitar as Cataratas do Iguaçu antes ou depois do horário de funcionamento do parque

Responsável pelo planejamento da candidatura vencedora à Copa do Mundo feminina de 2027 fala do momento anúncio e do que ainda pode mudar no projeto

‘Emoção muito grande quando saiu o nomezinho no envelope’, diz Valesca Araújo, executiva da campanha do Brasil à sede do Mundial

Como Nova Orleans no pós-Katrina, Rio Grande do Sul deverá manter desocupadas as regiões vulneráveis

Não dá para tolerar reconstruções 
em área de risco

Histórico de equívocos e obras abandonadas em eventos anteriores recomenda mais comedimento

Conquista da Copa feminina merece celebração, mas exige vigilância

A situação tende a piorar, pois os gastos obrigatórios crescem mais rápido que o PIB e a arrecadação

O governo gastará no Sul um dinheiro que não tem

Pleitear igualdade moral para os animais ainda soa absurdo para muitos. Afinal, os ‘Homo sapiens’ seriam superiores por direito divino

A próxima revolução será dos bichos

Não foram os fatos que formaram as convicções; foram as convicções que convocaram os fatos

Como lidar com a desinformação?

Veja o horóscopo do dia 18/05 para os signos de Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes

Horóscopo de hoje: veja previsão para seu signo no dia 18/05

Prefeitura investiu R$ 20 milhões no contrato de grandes artistas, que se apresentarão em 22 palcos pela cidade

Virada Cultural de SP: cachê de R$ 550 mil de Leonardo e Claudia Leitte paga quase 7 shows de Sandra Sá