Blog do Valdo Cruz

Por Valdo Cruz

Comentarista de política e economia da GloboNews. Cobre os bastidores das duas áreas há 30 anos


O general Antonio Amaro, chefe do Estado-Maior do Exército, em evento com o ex-presidente Jair Bolsonaro — Foto: Marcos Corrêa/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse em reunião com sua equipe que deve anunciar, nos próximos dias, o general Marcos Antônio Amaro dos Santos para ocupar o posto de ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

Confirmada a decisão e anunciada, Lula vai manter um militar no comando do GSI. Ele chegou a ser aconselhado a colocar um civil no posto.

LEIA TAMBÉM:

O general Amaro foi o responsável pela segurança da ex-presidente Dilma Rousseff, quando ela esteve à frente da Presidência da República.

Antes de viajar para Portugal e Espanha, Lula conversou com o general e o sondou para assumir o posto no lugar do general Gonçalves Dias, que deixou o ministério depois que foram divulgadas imagens dele no dia da invasão ao Palácio do Planalto, no dia 8 de janeiro.

Lula pediu ao ministro interino do GSI, Ricardo Cappelli, para fazer uma proposta de reestruturação do GSI e uma "desbolsonarização" do órgão.

Nos últimos dias, Cappelli tem feito um trabalho de limpeza dos quadros do Gabinete de Segurança Institucional. Só nesta quarta-feira (26), ele exonerou 29 funcionários, sendo três secretários.

Lula quer acelerar a renovação do GSI, diz Cappelli

Lula quer acelerar a renovação do GSI, diz Cappelli

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!