Política
PUBLICIDADE

Por Patrik Camporez — Brasília

O ex-presidente da República Jair Bolsonaro foi intimado a prestar depoimento ainda nesta quarta-feira no âmbito da operação da Polícia Federal que investiga um grupo suspeito de inserir dados falsos de vacinação contra a Covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde.

Ao longo da manhã desta quarta-feira, agentes da PF realizam buscas na casa de Bolsonaro em um condomínio residencial de Brasília. A previsão é de que o depoimento seja prestado pelo ex-presidente durante a tarde.

PF faz busca na casa de Bolsonaro

PF faz busca na casa de Bolsonaro

O ex-presidente resistiu a dar declarações, ao longo de seu governo, sobre a sua imunização contra a Covid-19. Ao ser questionado por meio de Lei de Acesso à informação, a gestão chegou a impor sigilo de até cem anos sob a justificativa de que a vacinação do então presidente seria um dado privado.

Uma das declarações de maior repercussão sobre o tema ocorreu em 2021 quando o ex-presidente afirmou, em entrevista à Jovem Pan, que não iria se vacinar "nem após o último brasileiro".

— Eu decidi não tomar mais a vacina. Eu estou vendo novos estudos, a minha imunização está lá em cima, para que vou tomar a vacina? Seria a mesma coisa que você jogar R$ 10 na loteria para ganhar R$ 2. Não tem cabimento isso — afirmou na ocasião.

Em agenda em outubro de 2021, durante a inauguração de um trecho da transposição do Rio São Francisco, na Paraíba, Bolsonaro encorajou cidadãos a fazerem o mesmo:

— Não tomei a vacina e quem quiser seguir o meu exemplo, que siga.

Bolsonaro nega ter adulterado cartão de vacinação: 'Não tomei vacina'

Bolsonaro nega ter adulterado cartão de vacinação: 'Não tomei vacina'

Bolsonaro foi o único líder mundial que afirmou publicamente ter se recusado a se vacinar.

No fim do antigo governo, no entanto, uma ação foi aberta para apurar a possibilidade de informações falsas no cartão de vacinação do ex-presidente. Em março deste ano, a Controladoria-Geral da União (CGU) confirmou que há registro de imunização de Bolsonaro e apura se as informações são verdadeiras. O documento terá o sigilo retirado após a conclusão da investigação.

A denúncia da CGU foi negada pelo ex-presidente. O ex-ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou à CNN que o ex-presidente Jair Bolsonaro não tomou a vacina contra a covid-19 e disse que o registro encontrado pela CGU teria sido incluído por um hacker.

Mais recente Próxima Alvo de operação da PF, casa do casal Bolsonaro fica em área nobre de Brasília e tem película de privacidade; veja fotos
Mais do Globo

Imagens revelam pela primeira vez estruturas da borda da nuvem de gás e poeira, que deve desaparecer em cinco milhões de anos

O que é a nebulosa 'Cabeça de cavalo', captada em detalhes inéditos pelo telescópio Webb

Pequim reivindica quase toda a extensão do Mar do Sul da China, disputada com vários países do sudeste asiático, apesar de uma decisão internacional que rejeitou suas pretensões

Filipinas acusa a China de disparar canhões de água contra dois de seus barcos

Autoridades estão no local e devido a uma investigação policial, a estação de metro de Hainault está fechada

Homem é detido após esfaquear pessoas perto do metro em Londres

Stays.net, do grupo Decolar, fez levantamento sobre as cidades que geram mais interesse dos viajantes

Cidade histórica de Paraty lidera procura de casas para temporada

Projeto aprovado na Câmara obriga as companhias aéreas a reduzirem emissões de gases de efeito estufa a partir de 2027

Aéreas cobram apoio para combustível sustentável, mais caro que querosene tradicional

Em relato ao GLOBO, líder da rebelião em 1910 relembrou o motim que exigiu fim do castigo corporal na Marinha; 'Almirante Negro' pode ser reconhecido como 'herói da pátria'

'A marujada brasileira sentia-se humilhada': Uma entrevista com o próprio João Cândido sobre a Revolta da Chibata