Política
PUBLICIDADE

Por Paolla Serra — BRASÍLIA

Na representação em que pede a prisão do tenente-coronel Mauro Cid Barbosa, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, a Polícia Federal citou trocas de mensagens entre o oficial e um dos seus subordinados no Palácio do Planalto, o sargento Luís Marcos dos Reis. Nos diálogos, eles tratam sobre a inserção de dados falsos de vacinação da contra a Covid-19 referente à mulher de Cid, Gabriela Santiago Cid, nos sistemas do Ministério da Saúde. Ambos foram alvos da operação que apura o esquema criminoso, na manhã desta quarta-feira.

No documento, ao qual O GLOBO teve acesso, os investigadores apontam que Cid solicitou apoio de Reis para obter um cartão de vacinação preenchido com doses da vacina em nome de Gabriela. Os dados indicam, segundo a PF, que o sargento, com o auxílio de seu sobrinho, o médico Farley Vinícius Alcântara, obteve o cartão da Secretaria de Saúde de Goiás. Dados como data, lote, fabricante e aplicador da vacina teriam sido retirados pelo profissional de saúde de um cartão de uma enfermeira vacinada na cidade de Cabeceiras, no interior daquele estado.

Veja trechos dos diálogos:

  • Mauro Cid: (…) contigo aí, tá? Joga na minha conta. E vê aí em Goianésia se tem algum cara que não sei cadastrado no Conectsus. Vou ver depois, no Exército, se tem algum enfermeiro que você pode fazer para mim.
  • Luís Marcos dos Reis: Eu já voltei já, coronel, mas eu deixei lá com meu sobrinho lá, vou ver se ele consegue lá. É, tem só essas duas pessoas, tem o meu sobrinho e o Vandir lá. Aí tento aqui. Eu estou indo amanhã para a missão lá de Guaratinguetá! No retorno, a gente vai cair em cima disso aí, tá bom? Não falei para ele que ficou questionando porque nenhum coordenador ficou sabendo e tal. Eu falei assim, foi ordem do coronel e chegando aí pessoalmente, eu explico para o senhor o que aconteceu. Falei pro tenente Alencar, pode deixar que eu administro lá.

Bolsonaro se emociona ao falar de busca e apreensão em sua casa

Bolsonaro se emociona ao falar de busca e apreensão em sua casa

Trecho do documento que cita os diálogos de Mauro Cid — Foto: Reprodução
Trecho do documento que cita os diálogos de Mauro Cid — Foto: Reprodução

No mesmo dia, Cid recebeu um arquivo em formato PDF com a carteira de vacinação digitalizada de Gabriela. Em seguida, o tenente-coronel acionou Eduardo Crespo Alves, sargento do Exército. Cid procurou Alves para que, com a carteira de vacinação, ele incluísse os dados no aplicativo ConecteSUS. É por lá que seria possível fazer o download do certificado de vacinação.

No dia seguinte, Eduardo Crespo Alves relata a dificuldade de inserir a informação sobre a vacinação no sistema. Isso ocorria porque o lote citado na carteira de vacinação não tinha sido enviado para o Rio de Janeiro, gerando um erro na inserção.

EDUARDO CRESPO ALVES: Chefe, 90% já confirmado, tá? É só deu um probleminha lá com o negócio do, da, do CPF, mas a pessoa teve que sair. E amanhã eu já resolvo, já dou pronto para o senhor, tá ok?

Bolsonaro nega atuação em fraude: 'Não existe adulteração da minha parte'

Bolsonaro nega atuação em fraude: 'Não existe adulteração da minha parte'

Já no dia 24 de novembro, Alves afirma que o sistema não estava "aceitando" a inclusão. "O lote que veio para o Rio de Janeiro é diferente. Não tem esse lote aqui, então você, o sistema não aceita. Eles entendem como fraude, entendeu? Ela está pedindo aqui se a gente consegue a unidade que ela falou que vai fazer um contato lá com o pessoal do SUS. Mas precisa saber o nome da unidade", explicou.

Com a dificuldade para incluir os dados no sistema, Cid aciona um terceiro envolvido, o advogado e militar da reserva Ailton Barros. As mensagens obtidas pela Polícia Federal mostram a tentativa de Ailton, em conversa com Cid, de entrar na conta da esposa do ajudante de ordens no sistema Gov.br.

No dia 30 de novembro, Ailton Barros envia para Cid novos áudios em que relata, de forma velada, o andamento do que ele chamou de “missão”.

AILTON GONÇALVES MORAES BARROS: Ninguém pode ficar exposto, não é, particularmente, particularmente, quem você sabe, né? Não pode ficar. Mas está caminhando bem.

Crimes em apuração

De acordo com a Polícia Federal, as inserções falsas, que ocorreram entre novembro de 2021 e dezembro de 2022, tiveram como consequência a alteração da verdade sobre fato juridicamente relevante, qual seja, a condição de imunizado contra a Covid-19 dos beneficiários. Com isso, tais pessoas puderam emitir os respectivos certificados de vacinação e utilizá-los para burlarem as restrições sanitárias vigentes imposta pelos poderes públicos (Brasil e Estados Unidos) destinadas a impedir a propagação de doença contagiosa, no caso, a pandemia de Covid-19.

“A apuração indica que o objetivo do grupo seria manter coeso o elemento identitário em relação a suas pautas ideológicas, no caso, sustentar o discurso voltado aos ataques à vacinação contra a Covid-19”, informou a PF. As ações ocorrem dentro do inquérito policial que apura a atuação do que se convencionou chamar “milícias digitais”, em tramitação perante o Supremo Tribunal Federal.

Os fatos investigados podem configurar os crimes de infração de medida sanitária preventiva, associação criminosa, inserção de dados falsos em sistemas de informação e corrupção de menores.

Em entrevista na porta de sua casa, Bolsonaro negou ter adulterado seu cartão de vacinação.

— Não existe adulteração da minha parte. Não tomei a vacina. Ponto final — afirmou Bolsonaro na porta de sua casa, num condomínio em Brasília. — Em momento nenhum eu falei que tomei a vacina e não tomei.

Mais recente Próxima Leia a íntegra da decisão de Alexandre de Moraes que motivou a busca na casa de Bolsonaro e a prisão de Mauro Cid
Mais do Globo

Corpo de homem nu já estava em estado de decomposição; políica e bombeiros atenderam a um chamado

Cadáver é encontrado dentro do lago do Parque do Ibirapuera em São Paulo

Parte dos recursos retirados da poupança foram usados em investimentos em CDBs, LCIs e LCAs

Aumento nos saques da poupança reflete busca por aplicações mais rentáveis e deve continuar, diz BC

Gestão Governamental e Administração Pública é área com mais oportunidades. Bloco 8, de Nível Intermediário, tem a maior relação candidato vaga. Veja lista

Concurso Nacional Unificado: Bloco 7 tem o maior número de vagas para nível superior; confira

Aos 65 anos, a artista está em tour e impressiona o público com o seu físico e vitalidade

Madonna: carnívora, vegetariana, macrobiótica; as múltiplas dietas que a cantora seguiu nos últimos anos para se manter jovem

Nova reunião deve ser realizada na próxima semana, após discussão com as equipes econômicas estaduais, para divulgação de posicionamento conjunto

Governadores não fecham consenso  sobre Reforma Tributária

Espetáculo deve reunir 1,5 milhão de pessoas na noite de sábado no cartão postal do Rio

Show da Madonna: saiba tudo sobre o megaevento da rainha do pop na Praia de Copacabana

Jogador de futebol Radamés revelou que teve um caso extraconjugal com a atriz na época em que ela estava com o cantor Belo

Viviane Araujo ignora declaração polêmica do ex, posta vídeo em academia e fãs apontam indireta: 'Deu sua resposta'

Blogueira Leticia Sampaio aguardou até o dia da chegada de seu segundo filho para saber — e compartilhar — mais detalhes sobre o recém-nascido

'Parto revelação'? Influenciadora viraliza ao fazer suspense e descobrir sexo do bebê no nascimento; veja vídeo

Galeria contém as fotos em preto e branco e uma pequena biografia dos ex-chefes do Executivo

Janja vistoria galeria de fotos de ex-presidentes destruída no 8/1: 'Está prontinha, logo vamos abrir'