Política
PUBLICIDADE

Por Lauriberto Pompeu — Brasília

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse nesta quarta-feira que o processo de cassação de Deltan Dallagnol (Podemos-PR) será encaminhado à Corregedoria da Câmara e o parlamentar terá prazo para apresentar a defesa. O político do Podemos teve o mandato de deputado federal cassado após uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

– A Câmara tem que ser citada. A Mesa informa ao corregedor. O corregedor dá um prazo ao Deputado. O Deputado faz a sua defesa e aí sucessivamente – disse Lira ao responder uma questão de ordem feita pelo deputado Maurício Marcon (Podemos-RS).

Lira citou o ato número 37 da Câmara, que define que o parlamentar alvo da cassação tem até cinco dias para apresentar sua defesa. A regra determina também que o corregedor, cargo que é exercido pelo deputado Domingos Neto (PSD-CE), faça até três tentativas de notificar o parlamentar da decisão e, caso não tenha sucesso, a notificação será feita por edital no Diário Oficial da Câmara. Após a defesa, o corregedor terá até 30 dias para apresentar seu relatório sobre o caso.

O procedimento citado pelo presidente da Câmara é um ato formal que precisa ser cumprido pela Casa Legislativa. Uma ala da oposição tenta fazer mudanças legislativas para livrar Deltan da cassação, mas a tendência é que a tentativa não tenha sucesso. O líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), já disse que é "zero" qualquer tentativa de anistiar Deltan da cassação.

Ao se manifestar contra a cassação, Deltan disse que os "corruptos estavam em festa" e citou nomes como os dos deputados Aécio Neves (PSDB-MG) e Beto Richa (PSDB-PR). Na Câmara, a declaração atacando parlamentares foi interpretada como um gesto que dificulta qualquer operação para salvar o mandato do ex-procurador.

Até mesmo o líder do PL, Altineu Cortes (RJ), se recusou a obstruir os trabalhos da Casa para protestar contra a perda do mandato. Com a saída de Deltan do cargo, quem assume é o pastor Itamar Paim (PL-PR), o que leva o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro a ter 100 deputados.

Ao marcar posição pela atuação da Câmara no processo de cassação, no entanto, Lira busca também evitar críticas por uma possível anuência ao que deputados aliados a Deltan têm chamado de interferência do Judiciário no Legislativo. O ex-procurador foi o deputado federal mais bem votado do Paraná, com mais de 340 mil votos.

O deputado cassado ficou conhecido nacionalmente por comandar a força tarefa da Lava-Jato no Ministério Público Federal no Paraná. Por conta da atuação na operação, ganhou a inimizade de diversos políticos, como o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, também citado por ele no discurso em que se manifestou sobre a cassação.

Mais recente Próxima Senado aprova indicação de Luiz Fernando Corrêa para a direção da Abin
Mais do Globo

Clube enviou nova proposta com valor integral e está acertado com o jogador

Chelsea oferece cerca de R$ 360 milhões por Estêvão, do Palmeiras, diz jornalista

Em cartaz com o ator em São Paulo, com a peça 'O que só sabemos juntos', que teve as sessões canceladas, a atriz garante que eles vão voltar aos palcos

Tony Ramos está 'bem, falando e fazendo piada', diz a companheira de trabalho Denise Fraga

Número de milionários no país dobra desde o pré-pandemia e atrai empresas de viagens. Navios têm poucas cabines e oferecem passeios exclusivos, como um 'rolé' pelo mar em um minissubmarino

Brasileiros entram na rota de cruzeiros de alto luxo, com diárias de R$ 5 mil. Veja fotos

Com a entrada de Luísa Sonza e Gaby Amarantos, agora o line-up está completo no Mundo, Sunset, Espaço Favela, New Dance Order e Global Village; venda de ingressos começa em cinco dias

Rock in Rio: festival completa a escalação de seus palcos principais

Segundo o Corpo de Bombeiros, o corpo da vítima foi retirado dos escombros por moradores da região

Homem morre em desabamento em Inhaúma, na Zona Norte do Rio

Governo publicou uma MP que flexibiliza a aquisição de bens e a contratação de serviço em localidades em situação de calamidade pública

Lula reúne Haddad e outros ministros em meio ao enfrentamento da crise no RS

Britânica de 38 anos tem focado no mundo dos podcasts. 'Minhas filhas arruinaram minha carreira', disse, em março

Afastada dos palcos, Lily Allen faz participação em show de Olivia Rodrigo, e fãs pedem: 'Volte a ser cantora'

Goleiro confirmou a saída do Timão em entrevista coletiva

Ídolo do Corinthians, Cássio se despede oficialmente: 'O ciclo acaba. Não estou saindo porque estava no banco'

Na França para o lançamento de 'Kinds of kindness', de Yorgos Lanthimos, a atriz estará no novo filme do diretor, 'Bugonia', anunciado durante o festival de cinema

Emma Stone rebate perguntas sobre feminismo em Cannes: 'ativismo ou não, é o que faz sentido para mim'