Política
PUBLICIDADE
Por — Brasília

Mensagens obtidas pela Polícia Federal nos celulares de alvos da operação desta quinta-feira mostram que o general Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa e vice na chapa de Jair Bolsonaro em 2022, proferiu uma série de xingamentos e ofensas a integrantes da cúpula das Forças Armadas que não aderiram aos planos de golpe de Estado.

Em uma das mensagens, Braga Netto se refere ao general Freire Gomes, então comandante do Exército, como "cagão", e pede para que a cabeça dele seja oferecida.

Os diálogos estão na decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que autorizou a operação realizada nesta quinta-feira pela PF. Procurado, o ex-ministro da Defesa não retornou os contatos.

"O investigado WALTER SOUZA BRAGA NETTO, inclusive, chegou a encaminhar para AILTON GONÇALVES MORAES BARROS mensagem que teria recebido de um 'FE' (Forças Especiais), com a seguinte afirmação: 'Meu amigo, infelizmente tenho que dizer que a culpa pelo que está acontecendo e acontecerá e do Gen FREIRE GOMES. Omissão e indecisão não cabem a um combatente'. Em resposta, AILTON BARROS sugere continuar a pressionar o General FREIRE GOMES e caso insistisse em não aderir ao golpe de Estado afirmou 'vamos oferecer a cabeça dele aos leões'", diz transcrição incluída na decisão do ministro."

Diálogo Braga Netto — Foto: Reprodução
Diálogo Braga Netto — Foto: Reprodução

Ailton Barros, com quem Braga Netto trocou mensagens sobre Freire Gomes, é um ex-militar, que foi candidato a deputado estadual pelo PL, partido de Bolsonaro.

Braga Netto foi alvo nesta quinta-feira de uma operação da Polícia Federal que mira na apuração de uma organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito, para obter vantagem de natureza política com a manutenção de Jair Bolsonaro no poder.

Diálogo Braga Netto — Foto: Reprodução
Diálogo Braga Netto — Foto: Reprodução

O militar foi alvo de um mandado de busca e apreensão, assim como outros aliados muito próximos do ex-presidente, como Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira, Anderson Torres, Valdemar Costa Neto, Almir Garnier e Tercio Arnaud.

Como revelou a colunista do GLOBO Bela Megale, Bolsonaro reuniu os chefes das Forças Armadas para apresentar uma minuta golpista no início de dezembro.

Na ocasião, segundo a delação premiada de ex-ajudante de ordens Mauro Cid, o almirante Almir Garnier Santos, então comandante da Marinha, teria dito ao ex-presidente que seus homens estavam prontos para aderir a um chamamento. Já o general Freire Gomes afirmou que não embarcaria em um eventual plano golpista.

O ex-ajudante de ordens disse à PF, de acordo com os relatos feitos ao GLOBO, que a ideia não foi colocada em prática devido à falta de apoio tanto do general quanto do comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Junior.

Nos diálogos, Braga Netto ainda profere comentários depreciativos sobre o ex-comandante da Força Aérea Brasileira, o tenente-brigadeiro Baptista Júnior.

Em 15 de dezembro de 2022, em mensagem a Ailton Barros, o ex-general o orienta a atacar Baptista Júnior, a quem adjetivou de "Traidor da pátria". Nas mensagens, ele ainda elogia o ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

"As referidas mensagens vão ao encontro, conforme aponta a Polícia Federal, dos fatos descritos pelo colaborador MAURO CID, que confirmou que o então Comandante da Marinha, o Almirante ALMIR GARNIER, em reunião com o então Presidente JAIR BOLSONARO, anuiu com o Golpe de Estado, colocando suas tropas à disposição do Presidente, tudo de acordo com as imagens acima lançadas", diz Moraes.

Moraes aponta, na decisão, que as conversas "evidenciaram a participação e adesão de Braga Netto "na tentativa de golpe de Estado, com forte atuação inclusive nas providências voltadas à incitação contra os membros das Forças Armadas que não estavam coadunadas aos intentos golpistas, por respeitarem a Constituição Federal".

Moraes pontua que a Polícia Federal "traz elementos indicativos da real expectativa que permeava o grupo quanto à permanência no poder", e aponta que os investigadores fazem uma análise "sobre a relação entre os todos os cinco eixos de atuação da organização criminosa que, embora ostentem finalidades específicas, foram utilizados como suporte para verdadeira execução de um golpe de Estado no Brasil".

Mais recente Próxima PF diz que Braga Netto coordenou ataques a militares da cúpula que ‘resistiam às investidas golpistas’
Mais do Globo

Morto neste sábado, aos 68 anos, Venturi já foi presidente da Associação Paulista de Cineastas

Toni Venturi: Rita Cadillac, Paulo Freire e Luiz Carlos Prestes estão entre os documentários do cineasta

Resolução do Conselho Federal de Medicina de abriu proibia utilização de uma técnica para a interrupção da gravidez acima de 22 semanas

'Livrai-nos de todo o mal', posta Michelle após Moraes suspender norma que dificulta aborto legal em casos de estupro

Jefferson Sales afirma que pode ter que trabalhar com outra coisa

Sósia de Gabigol relata ameaças após atacante Flamengo aparecer com camisa do Corinthians e ser punido

Novo corredor do BRT tem capacidade para transportar uma média de 204 mil passageiros por dia

Terminal Mato Alto, na Zona Oeste, é inaugurado

Caso o presidente argentino não peça desculpas publicamente, 'tomaremos todas as medidas que entendermos adequadas para defender a nossa soberania e dignidade', garante o governo espanhol

Espanha chama de volta sua embaixadora na Argentina após declarações de Javier Milei; vídeo

'O povo iraniano não deve se preocupar, não haverá nenhuma perturbação', disse Khamenei em um discurso retransmitido pela TV estatal

Líder supremo do Irã diz que população 'deveria rezar pela saúde' do presidente Raisi

Três trabalhadores de resgate estão desaparecidos; condições climáticas desfavoráveis, incluindo uma neblina espessa, dificultam os esforços de buscas na região

Queda de helicóptero no Irã: Contato é feito com passageiro e tripulante, diz autoridade iraniana

Aeronave com Ebrahim Raisi teria feito um pouso forçado devido ao mau tempo

Neblina espessa, frio severo e previsão de chuva atrapalham buscas por helicóptero com o presidente do Irã; fotos

Comemoração de mesversário teve bolo com estampa camuflada e um tanque de guerra

Mulher de Thor Batista rebate críticas a festa com temática militar do filho do casal: 'Não é guerra'