Por G1 — Brasília


O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, chegou a Brasília na manhã desta terça-feira (1º) para acompanhar a cerimônia de posse de Jair Bolsonaro na Presidência da República.

Durante a estadia na capital, Netanyahu terá outros compromissos além dos eventos programados para a posse. De acordo com a embaixada de Israel, estão previstos encontros com o presidente de Honduras, Juan Orlando Hernández, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, e o presidente do Chile, Sebastián Piñera, e o primeiro-ministro húngaro, Victor Urban.

Netanyahu registrou a chegada à cidade em publicação no Twitter e agradeceu a recepção.

Além dos chefes de Estado e presidentes, 11 chanceleres, 3 vice-presidentes e representantes de organismos internacionais também acompanham o evento. Também estão na capital para a posse 158 jornalistas credenciados de 28 países.

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, também chegou a Brasília na manhã desta terça.

Na chegada, Pompeo publicou no Twitter que espera testemunhar a "transferência pacífica de poder" em uma das "democracias mais fortes da América Latina".

O presidente da Bolívia, Evo Morales, tuitou sobre a posse de Bolsonaro, afirmando que acompanha a cerimônia "com a convicção de que as relações Bolívia-Brasil têm raízes profundas de laços de irmandade e complementaridade de nossos povos". "Somos sócios estratégicos que miram o mesmo horizonte da #PátriaGrande", escreveu Morales.

O presidente do Peru, Martín Vizcarra, também participaria da cerimônia de posse, mas decidiu antecipar a volta ao seu país segundo informou em publicação no Twitter. O retorno está relacionado com a destituição de dois promotores peruanos que comandam investigação de corrupção.

Martín Vizcarra estava em Brasília desde a tarde desta segunda-feira (31). O chanceler Nestor Popolizio, que veio na delegação com Vizcarra, representará o país.

Presidentes e chefes de Estado na posse:

  • Maurício Macri, presidente da Argentina
  • Evo Morales, presidente da Bolívia
  • Mario Abdo Benitez, presidente do Paraguai
  • Tabaré Vázquez, presidente do Uruguai
  • Sebástian Piñera, presidente do Chile
  • Jimmy Morales, presidente da Guatemala
  • Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal
  • Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel
  • Saad-Eddine El Otmani, primeiro-ministro de Marrocos
  • Jorge Carlos Fonseca, presidente de Cabo Verde

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1