Lauro Jardim
PUBLICIDADE
Lauro Jardim

Informações exclusivas sobre política, economia, negócios, esporte, cultura.

Informações da coluna

Allan dos Santos acaba de fazer uma transmissão ao vivo para quase 10 mil usuários do X (o antigo Twitter), rede social de Elon Musk. Allan está foragido da Justiça brasileira desde outubro de 2021 e hoje vive nos EUA, de onde fez a live. Ela aconteceu entre 22h e 23h na conta oficial do canal "Terça Livre", que Allan criou para mobilizar o público de direita, sobretudo apoiadores de Jair Bolsonaro.

O portal havia sido descontinuado após Allan entrar na mira do STF pela publicação de conteúdos antidemocráticos e ataques à Corte.

A transmissão acontece na sequência das publicações em que Musk desafia Alexandre de Moraes, do STF, e diz que cogita desrespeitar as decisões do ministro, classificadas pelo bilionário como "censura".

Em setembro de 2021, Moraes mandou o X bloquear o "Terça Livre", bem como o perfil pessoal de Allan. Ambos só podiam ser acessados por quem estava fora do país. Agora, a conta do canal de comunicação reapareceu parcialmente, exibindo a live deste domingo à noite.

Quando acessada via computador, a página exibe um aviso de "Conta retida", em "resposta à legal demanda". É o aviso padrão para casos de bloqueios judiciais. Mas, via smartphones, o "Terça Livre" consta como visíviel para parte dos usuários do app do X no Brasil. Aparece com 493 mil seguidores (e contando, porque novas adesões são possíveis). E, embora não tenha acervo de publicações ("Os posts não estão sendo carregados"), transmitiu as imagens de Allan direto de Orlando, onde ele está.

Nos comentários da live, internautas brasileiros comemoravam que estavam conseguido assistir "sem VPN" (ou seja, sem simular uma conexão estrangeira para driblar o bloqueio do Judiciário brasileiro).

A deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) foi uma das que registrou o acesso: "Tô conseguindo ver a live do Terça Livre no Twitter", escreveu a parlamentar no X. Em resposta, seguidores disseram que, ao contrário dela, ainda viam a página como restrita.

Ao longo dos minutos em que ficou no ar, Allan proferiu diversos xingamentos a Moraes e declarou que retomará as atividades do "Terça Livre" em território americano, prometendo transmissões diárias. Também sugeriu que, em futuras lives, trabalhará pela eleição de candidatos de direita nas eleições municipais de outubro.

Houve ainda referências a Musk: Allan leu no ar a decisão em que Moraes incluiu o empresário entre os investigados no inquérito das milícias digitais e fixou multa de R$ 100 mil para os descumprimentos do X.

Visualização do bloqueio ao 'Terça Livre' (via acesso ao X num computador) e da página parcialmente reativada em smartphone brasileiro — Foto: Reprodução/X
Visualização do bloqueio ao 'Terça Livre' (via acesso ao X num computador) e da página parcialmente reativada em smartphone brasileiro — Foto: Reprodução/X
Usuários do X no Brasil relatam acesso à live do 'Terça Livre', de Allan dos Santos — Foto: Reprodução
Usuários do X no Brasil relatam acesso à live do 'Terça Livre', de Allan dos Santos — Foto: Reprodução
Mais recente Próxima Novo romance de Tony Belloto tem referências clássicas, cenas eróticas e letras de Raul Seixas

Inscreva-se na Newsletter: Lauro Jardim