Política
PUBLICIDADE

Em meio a uma tensão entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional, o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), se reuniu com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), nesta quarta-feira. O presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, também conversou com Lira nesta quarta-feira.

O encontro ocorre também diante de articulações, ainda incipientes, para a instalação de uma CPI para apurar supostos abusos cometidos pelo Judiciário. Há na Câmara também a intenção de criar um grupo de trabalho para debater um projeto em reação a investigações contra parlamentares, com pontos como exigir que o Congresso dê autorização para o início de apurações contra parlamentares.

A reunião entre Moraes e Lira não constava na agenda de nenhum dos dois e, segundo interlocutores e pessoas que acompanharam a conversa, teria sido "dura".

Realizada após o encontro com Moraes, a conversa entre Barroso e Lira foi "cordial" e ocorreu, segundo o presidente do STF, no "espírito colaborativo de ambas as partes, no sentido de evitar qualquer tensão entre os Poderes".

Publicamente, eventual clima de animosidade entre Legislativo e Judiciário, assim como entre o ministro do Supremo e o presidente da Câmara ou do Senado não tem sido retratado. Nesta quarta-feira, Moraes compareceu ao Senado para a instalação da comissão de reformulação do Código Civil e, ao lado de Rodrigo Pacheco, exibia um tom bem-humorado.

— Vossa excelência lembrou que na virada do século não existiam redes sociais, nós já éramos felizes e não sabíamos — brincou Moraes na cerimônia no Congresso.

Nos bastidores do STF, ministros da Corte descartam a existência de uma crise entre os Poderes e atribuem os desgastes a processos normais das atribuições de cada um, seja do Judiciário ou do Legislativo.

A ida de Moraes ao Senado e ao encontro de Lira ocorre um dia depois de os senadores se anteciparem a um julgamento em curso no Supremo e aprovarem em dois turnos uma proposta para incluir na Constituição a criminalização da posse ou do porte de drogas, independentemente da quantidade.

No Supremo, já há 5 votos a 3 para descriminalizar a posse e o porte de maconha, e se discute o estabelecimento de um volume específico para distinguir usuários de traficantes. Na Corte , ministros têm sinalizado de forma reservada que o avanço da PEC não vai interferir na continuidade do julgamento sobre o tema.

Na leitura dos magistrados, o Senado está agindo de acordo com o seu dever constitucional, e apreciando um tema como qualquer outro.

Mais recente Próxima Filha de Valéria Bolsonaro ganha cargo na Alesp com ida de mãe para governo Tarcísio
Mais do Globo

Pelo menos um criminoso foi baleado e morreu no local

Equipe peruana perdeu para o time brasileiro por 1 a 0, no Monumental de Lima, nesta quinta-feira, e deu adeus à Libertadores

Botafoguenses flagram torcedores do Universitario imitando macaco em direção aos alvinegros; veja imagens

Cerimônia luxuosa aconteceu em Guaratiba, no Rio de Janeiro

Cacá Werneck combina blazer curto com tênis tratorado e Monique Evans usa vestido de R$ 40 mil em casamento luxuoso

Presidente do Senado se reuniu com Haddad, Padilha e Randolfe para tratar sobre o tema; escalonamento a partir de 2025 segue indefinido

Desoneração de municípios será mantida, com volta gradual de imposto a partir de 2025, diz Pacheco

Tricolor garantiu a vaga nas oitavas de finais com uma rodada de antecedência para o fim da fase de grupos

Fernando Diniz analisa vitória sobre o Cerro Porteño e classificação para as oitavas da Libertadores: 'Atuação soberana'

Força das ondas arrasta lixeiras e assusta moradores da região

Ressaca: Água do mar invade ruas de Itaipuaçu, em Maricá

Clubes cariocas conseguiram avançar de maneira antecipada nesta quinta-feira. Além deles, outras oito equipes também já estão nas oitavas de final da competição

Com Botafogo e Fluminense classificados, veja quem mais está garantido no mata-mata da Libertadores

Ele foi internado nesta quinta-feira (16) para cirurgia no cérebro

Nas redes, fãs de Tony Ramos enviam vibrações positivas para o ator

Jeffinho entra no segundo tempo para marcar o único gol da partida, que classifica o alvinegro para o mata-mata da Libertadores depois de sete anos

Botafogo consegue vitória fora de casa sobre o Universitario e garante vaga nas oitavas da Libertadores

Tricolor conquistou vaga nas oitavas de finais e, de quebra, a primeira colocação do Grupo A

Com gols de Marcelo e Ganso, Fluminense bate Cerro Porteño e garante classificação na Libertadores